Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ministério quer mostrar quanto os médicos recebem da indústria

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

médicos recebem da indústria

Ministério da Saúde redigiu uma polêmica minuta de Medida Provisória (MP), com a intenção de mostrar quanto os médicos recebem da indústria farmacêutica. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o objetivo é disciplinar e dar mais transparência à relação entre as duas partes.

A iniciativa é inspirada no chamado Sunshine Act, legislação norte-americana que exige a publicização de qualquer tipo de relacionamento entre profissionais da saúde e fabricantes de medicamentos, dispositivos ou suprimentos médicos.

Com ela, o governo pretende obrigar as empresas a informarem toda e qualquer relação com os médicos que possam configurar conflitos de interesses. Os dados terão que ser publicados em uma plataforma pública.

O que os médicos recebem da indústria

De acordo com o texto da minuta, “fabricantes, fornecedores, importadores, distribuidores e vendedores de medicamentos, órteses, próteses, materiais especiais e equipamentos hospitalares” serão obrigados a “divulgar informações sobre pagamentos e quaisquer benefícios concedidos, diretamente ou por terceiros, a médicos, associações de pacientes, colaboradores vinculados aos laboratórios públicos que possuem parcerias de desenvolvimento produtivo, pessoas expostas politicamente e estabelecimentos de saúde públicos e privados, com ou sem fins lucrativos”.

As empresas terão que divulgar pagamentos de despesas com transporte, alimentação e hospedagem para eventos, cursos, seminários, congressos, feiras e “atividades de entretenimento” para os quais profissionais de saúde são convidados. Pagamentos em decorrência de serviços, como pesquisas científicas, consultorias e palestras, também deverão ser publicizados, além de doações financeiras.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!