Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Falta empenho em vacina para farmacêuticos, diz enquete

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quase 70% dos leitores apontam falta de empenho em vacinação de farmacêuticos

Para quase sete entre dez leitores, está faltando empenho dos conselhos de classe e do governo federal para garantir a vacinação prioritária de farmacêuticos. É o que aponta a última enquete do Panorama Farmacêutico.

Dos 2.973 profissionais que manifestaram sua opinião, 33% (984) criticaram essencialmente os conselhos, enquanto 32% (960) reclamam de atenção das autoridades públicas. Outros 1.029 (35%), ao contrário, demonstram mais otimismo ao acreditarem que esse tema avançará à medida que vacinas estiverem disponíveis.

Um posicionamento do Ministério da Saúde, por meio do Ofício 234/2021 emitido no último dia 11 de março, assegura que todos os profissionais de farmácias e drogarias, e não apenas farmacêuticos, têm direito a prioridade na vacinação contra a Covid-19. O ofício tem a assinatura da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações e foi encaminhado às coordenações estaduais de imunização.

A medida estende-se também a trabalhadores de apoio à farmácia em áreas como limpeza e segurança, além de acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em estágio em clínicas e laboratórios.

Em janeiro de 2021, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) reiterava em seu portal que trabalhou por esse benefício para os farmacêuticos e que alguns profissionais da categoria já foram imunizados, embora isso tenha se restringido a trabalhadores de hospitais e unidades de saúde envolvidas no cuidado direto aos doentes. Porém, a ausência de doses obrigava as secretarias municipais e estaduais de saúde a definir prioridades dentro do grupo prioritário.

“Sabemos que é angustiante estar nas farmácias atendendo pacientes com diagnóstico e também casos suspeitos e assintomáticos, por força do dever, para não abandonar a população. Ainda que a corrida pela vacina seja global e a produção atual seja insuficiente para suprir toda a necessidade do planeta, especialmente no caso do Brasil, com repetidos atrasos na compra, estaremos vigilantes”, destaca o presidente da entidade, Walter da Silva Jorge João.

Em março deste ano, o conselho celebrou o posicionamento do Ministério da Saúde em um comunicado oficial. Mas desde então, nenhum novo manifesto, o que pode ajudar a explicar a insatisfação de quem atua no setor. Nossa reportagem procurou novamente o conselho, mas não teve um retorno até o fechamento da reportagem.

27.05

Nova enquete

A nova enquete da semana sugere uma análise sobre o mercado de trabalho em tempos de pandemia. Como isso se refletiu no canal farma? Houve mais contratações, mais demissões, os recrutamentos foram adiados ou não houve impacto? Participe e contribua para o debate.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/27/freebrands-mira-no-online-para-crescer-no-canal-farma/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress