Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quatro etapas para administrar uma farmácia independente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quatro etapas para administrar uma farmácia independente

Administrar uma farmácia independente pode ser um desafio gratificante e uma forma de causar impacto significativo na saúde da comunidade. Mas, assim como qualquer outro empreendimento, traz responsabilidades que não podem ser deixadas de lado a fim de garantir o sucesso dos negócios.

E as dicas vêm diretamente do Exterior, da consultoria norte-americana Posnow, especialista em estratégias para pequenas e médias empresas de diferentes segmentos do varejo.

Etapas essenciais para administrar uma farmácia de sucesso

Pesquisa de mercado – Imagine o seguinte: você possui uma farmácia movimentada e a comunidade depende de você. Mas como você faz isso acontecer? Tudo começa com uma boa e velha pesquisa de mercado. Confira a realidade do varejo farmacêutico em sua região, analise quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo, sejam ações assertivas ou equivocadas

Análise de demanda – Você quer ser o ponto de referência para medicamentos prescritos no bairro onde atua? Para fazer isso, é preciso  compreender as necessidades de saúde da sua comunidade e a demanda por serviços especializados como imunizações e testes laboratoriais

Requisitos regulatórios e de licenciamento – Administrar uma farmácia exige o cumprimento de uma série de requisitos regulatórios. Certifique-se de ter as autorizações, licenças e registros obrigatórios, sempre se mantendo atualizado sobre o que acontece no ambiente regulatório

Desenvolvimento de plano de negócios – Trata-se de um documento considerado o mapa do tesouro para se construir uma farmácia de sucesso. Comece com o básico:

  • Seleção do ponto: Pense nisso como encontrar o local perfeito para a casa dos seus sonhos. A localização da sua farmácia deve ser acessível e conveniente para o seu público-alvo. Observe áreas de maior movimentação ou próximas a hospitais, consultórios médicos e UBS para obter tráfego extra de pedestres
  • Identificação do consumidor: Quem é seu cliente ideal? Defina os dados demográficos, como idade, renda e necessidades de saúde. Adapte seus serviços e marketing para atender às suas preferências
  • Projeções financeiras: Calcule custos iniciais, despesas operacionais e projeções de receita

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!