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Quatro etapas para administrar uma farmácia independente

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Quatro etapas para administrar uma farmácia independente

Administrar uma farmácia independente pode ser um desafio gratificante e uma forma de causar impacto significativo na saúde da comunidade. Mas, assim como qualquer outro empreendimento, traz responsabilidades que não podem ser deixadas de lado a fim de garantir o sucesso dos negócios.

E as dicas vêm diretamente do Exterior, da consultoria norte-americana Posnow, especialista em estratégias para pequenas e médias empresas de diferentes segmentos do varejo.

Etapas essenciais para administrar uma farmácia de sucesso

Pesquisa de mercado – Imagine o seguinte: você possui uma farmácia movimentada e a comunidade depende de você. Mas como você faz isso acontecer? Tudo começa com uma boa e velha pesquisa de mercado. Confira a realidade do varejo farmacêutico em sua região, analise quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo, sejam ações assertivas ou equivocadas

Análise de demanda – Você quer ser o ponto de referência para medicamentos prescritos no bairro onde atua? Para fazer isso, é preciso  compreender as necessidades de saúde da sua comunidade e a demanda por serviços especializados como imunizações e testes laboratoriais

Requisitos regulatórios e de licenciamento – Administrar uma farmácia exige o cumprimento de uma série de requisitos regulatórios. Certifique-se de ter as autorizações, licenças e registros obrigatórios, sempre se mantendo atualizado sobre o que acontece no ambiente regulatório

Desenvolvimento de plano de negócios – Trata-se de um documento considerado o mapa do tesouro para se construir uma farmácia de sucesso. Comece com o básico:

  • Seleção do ponto: Pense nisso como encontrar o local perfeito para a casa dos seus sonhos. A localização da sua farmácia deve ser acessível e conveniente para o seu público-alvo. Observe áreas de maior movimentação ou próximas a hospitais, consultórios médicos e UBS para obter tráfego extra de pedestres
  • Identificação do consumidor: Quem é seu cliente ideal? Defina os dados demográficos, como idade, renda e necessidades de saúde. Adapte seus serviços e marketing para atender às suas preferências
  • Projeções financeiras: Calcule custos iniciais, despesas operacionais e projeções de receita

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