Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Radiofrequência otimiza rastreabilidade na indústria farmacêutica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

Uma nova solução de radiofrequência surge com a proposta de otimizar a rastreabilidade na indústria farmacêutica. Desenvolvido pela GEMÜ Válvulas, o chamado Sistema Conexo utiliza tags de RFID nas diferentes partes integrantes do skid, que reúnem todas as informações a respeito de cada equipamento.

Empresas OEMs fornecedoras de equipamentos para a indústria farmacêutico comumente enfrentam o desafio da rastreabilidade. Isso porque parte dessas companhias fornece conjuntos integrados de equipamentos, os chamados skids, que permitem simplificar as operações.

Além dos chips presentes nas tags, o Sistema Conexo utiliza um leitor de RFID (caneta), que permite a realização da leitura e identificação de dispositivos, equipamentos e componentes em campo. O portal Conexo pode ser integrado à rede ou usado como uma solução independente, podendo também ser utilizado na forma de gerenciamento em nuvem, disponível nas opções Full e Lite.

“Com o Sistema Conexo, para fazer a leitura desses dados basta aproximar a caneta equipada com sensor de radiofrequência (RFID) ao chip do equipamento. O software, disponível para tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, permite o fácil registro de dados e a utilização em trânsito pela fábrica. A informação é armazenada em nuvem, com protocolos de segurança, de forma a guardar o histórico de manutenção e documentação do produto, bem como suas licenças”, explica o engenheiro de projetos da GEMÜ, Péricles Teixeira da Costa.

O sistema permite, ainda, a rastreabilidade tanto legal quanto técnica, bem como a rápida identificação dos equipamentos da planta. Outro diferencial é a rápida transferência de informação e rastreabilidade dos componentes, visto que o gargalo no momento da certificação é exatamente a busca por documentação e certificados. O sistema possibilita também a qualificação completa das válvulas e outros componentes durante o FAT (aceitação na fábrica) em pouco mais de uma hora.

Um caso de sucesso na área de engenharia de plantas farmacêuticas é a GEA Westfalia em Oelde, na Alemanha. Com a instalação da solução GEMÜ, a empresa obteve melhor controle de pedidos e estocagem de válvulas, independentemente do projeto em andamento.

Com relação à documentação, a principal vantagem é armazenar todas as informações eletronicamente, substituindo databooks impressos e mantendo em um mesmo lugar os procedimentos usados na elaboração do skid, certificações, informações sobre o material que compõe os equipamentos etc. Além disso, o Conexo também oferece o controle temporal e processual das manutenções, recuperação de informações para controle de falhas e aumento da vida útil das máquinas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente                                                                                                                                                                                O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress