fbpx
O maior canal de informação do setor

RaiaDrogasil suspende testes de Covid por falta de estoque

901

RaiaDrogasil suspende testes de Covid por falta de estoque

A RD-RaiaDrogasil, proprietária das redes Droga Raia e Drogasil, suspendeu o agendamento online de testes de Covid-19 por falta de estoque em função da alta demanda. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, só será possível agendar um teste quando o abastecimento estiver normalizado. A expectativa é que isso ocorra ainda nesta semana.

Algumas unidades da rede que possuem testes remanescentes ainda podem utilizá-los. Os interessados devem entrar em contato com os estabelecimentos para obter mais informações. A população tem procurado os estabelecimentos principalmente em busca dos testes antígeno, que identificam o vírus no momento da infecção, e os testes sorológicos, que mostram se a pessoa já possui anticorpos.

Os testes antígenos estão disponíveis na modalidade “swab”, em que um cotonete é introduzido pelo nariz para a coleta da amostra, e por via oral. Alguns testes de antígenos combinam a testagem para Covid-19 e para influenza dos tipos A e B no mesmo produto.

As drogarias disponibilizam também os testes de anticorpos IgM, aqueles produzidos no início da infecção, e IgG, que aparecem na fase tardia da doença. Esse tipo de teste indica se o paciente já foi ou está infectado. Tanto o resultado dos testes antígeno, como dos testes sorológicos ficam prontos alguns minutos após a coleta, e o laudo é disponibilizado no mesmo dia.

Testes positivos quadruplicam em uma semana

Uma semana foi suficiente para as farmácias brasileiras registrarem uma explosão no número de testes positivos da Covid-19. No intervalo de 27 de dezembro a 2 de janeiro, o volume de casos quadruplicou em relação ao mesmo período anterior. O percentual de diagnósticos do coronavírus sobre o total de atendimentos também teve um salto e foi o maior desde a implementação do serviço, em abril de 2020.

Segundo os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 283.763 testagens foram realizadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro. Já o volume de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%). No caso de Rio de Janeiro e São Paulo, os dados são ainda mais alarmantes, com 49% e 46% de casos, respectivamente.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/china-deve-liderar-mercado-farmaceutico-global/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação