A RD-Raia Drogasil anunciou que, até o dia 30 de novembro, todas as unidades da Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou em desuso. Com 2.620 lojas em operação, desde 2019 a empresa vem registrando um crescimento considerável na coleta deste material em suas farmácias. Nos últimos três anos, o grupo registrou um crescimento de mais de 178% em volume.
“Estamos trabalhando para levar mais saúde a toda a população no sentido amplo da palavra, porque queremos que a sociedade se conscientize que ao jogar remédios vencidos ou em desuso no lixo comum ou em vasos sanitários, tanques e pias, também aumentamos o risco de contaminação ao meio ambiente e, consequentemente, isso volta para nós de alguma forma”, afirma a diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil, Giuliana Ortega.
Mais de mil coletores de medicamentos vencidos
No Estado de São Paulo, serão 1.128 coletores instalados nas farmácias da Droga Raia e da Drogasil. “Os clientes podem levar seus medicamentos vencidos ou em desuso a qualquer unidade e se tiverem dúvidas sobre como efetuar o descarte devem seguir as instruções impressas no equipamento ou solicitar a ajuda de um funcionário”, informa Giuliana.
Todo o material coletado é retirado das farmácias por nossos próprios caminhões e são levados para os CDs para serem armazenados e posteriormente coletados por uma empresa especializada contratada pela indústria em parceria com a RD para efetuar o transporte e realizar a incineração correta dos resíduos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico