Saiba os caminhos possíveis para a propaganda de cannabis
Revisão de RDC propõe flexibilizar publicidade, mas especialista avalia como a indústria já pode explorar essa estratégia


Enquanto o investimento da indústria farmacêutica em publicidade de medicamentos aumenta dois dígitos em média, a propaganda de cannabis ainda patina pela falta de resoluções mais seguras. Mas como os fabricantes podem explorar essa estratégia independentemente de mudanças legais?
Atualmente, de acordo com a RDC 327, a publicidade de produtos derivados da cannabis é proibida nos casos em que a Anvisa concede autorização excepcional para importação exclusiva por pessoas físicas. A agência também veta a venda e exposição em plataformas digitais.
Essa restrição não abrange produtos fabricados no país, mas especialistas entendem que faltam normas mais claras. A expectativa é que a revisão da RDC contribua para mudar essa realidade.
Desafios e oportunidades para a propaganda de cannabis
A propaganda de cannabis deve obedecer a premissas de outras indústrias altamente reguladas. É o que aponta a consultora de marketing Nathalia Cajueiro, em entrevista ao podcast Cannabis Hoje Pod.
A publicidade da cannabis enfrenta restrições semelhantes às encontradas por setores como o próprio farmacêutico ou a indústria de bebidas alcoólicas. “Esse último setor, por exemplo, conseguiu criar campanhas que enfatizam o estilo de vida e a experiência do consumidor, em vez de focar apenas no produto”, observa.
“Da mesma forma, a indústria farmacêutica investe em capacitação e informação para construir confiança com o público. Essas abordagens podem servir de modelo, promovendo uma imagem positiva e responsável”, completa.
Educação como ferramenta de marketing
Nathalia enfatiza que a educação é uma ferramenta poderosa para desmistificar a cannabis e combater estigmas. “Campanhas informativas que esclarecem os usos medicinais e os benefícios da planta podem ajudar a legitimar o setor e atrair um público mais amplo”, aconselha.
A especialista reconhece que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para que a propaganda de cannabis alcance a maturidade observada em outras indústrias. “São necessárias inovação e criatividade para superar as barreiras regulatórias e culturais, de forma a garantir uma comunicação eficaz e ética”, avalia.