Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Manipulados para pets trazem mais eficiência na administração

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma das maiores dificuldades para tratar as doenças dos animais de estimação é medicá-los. Pensando nisso, as farmácias de manipulação lançaram remédios manipulados que deixam esse momento mais prazeroso e menos traumático. Segundo o farmacêutico e diretor executivo da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Marco Fiaschetti, esses medicamentos facilitam e podem, principalmente, auxiliar na aderência do tratamento médico. “São produzidos na dose certa e de uma forma que facilita a administração, com diversos sabores para atender à preferência do animal”, revela.

Biscoitos com aroma de carne para cães, xarope sabor de peixe para gatos, além de torrões de açúcar com gosto de maçã e forma de cenoura para cavalos. Essas são algumas das inúmeras possibilidades da manipulação de medicamentos veterinários. “A indústria humana tem dificuldade em produzir a quantidade exata ou oferecer o necessário para todo o tratamento do animal, o que gera desperdício. Além disso, dependendo da faixa de peso, a administração para os muito pequenos e de diferentes espécies fica restringida”, comenta o especialista.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

Nesses casos, o medicamento manipulado é uma boa opção, não só porque tem a dose certa que o animal precisa, mas, também, porque é uma ótima solução quando a forma farmacêutica não é bem aceita pelo bicho de estimação. “Comprimidos e cápsulas, por exemplo, são mais difíceis de serem administrados, pois não são palatáveis aos pets”, completa.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/17/unilever-lanca-linha-de-produtos-veganos-para-todo-o-corpo-livre-de-sofrimento-animal/

As farmácias de manipulação devem seguir critérios rígidos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2014, como apontado pelo profissional. “Para preparar todo e qualquer produto para animais, é preciso ter licença de funcionamento desse órgão, que é o responsável pela fiscalização e regulamentação dos estabelecimentos que manipulam produtos veterinários. No caso de medicamentos de uso controlado, é necessário portar também Autorização Especial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, conclui.

Fonte: Cães e Gatos

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress