Anvisa volta a ampliar restrições para receita de zolpidem


Uma determinação publicada pela Anvisa nesta quarta-feira, dia 17, ampliou o controle da agência sobre a receita de zolpidem, medicamento hipnótico de tarja preta utilizado no tratamento da insônia de curta duração. A nova norma extingue uma exceção previamente concedida ao fármaco e altera o formato de suas receitas.
A medida foi motivada pela constatação de um aumento no número de casos de uso abusivo e irregular do remédio em todas as concentrações. O levantamento foi feito pela própria instituição.
Receita de zolpidem sofre segunda restrição no ano
No dia 15 de maio a Anvisa já havia endurecido as regras para a receita do zolpidem. Na ocasião, noticiada pelo Panorama Farmacêutico, a agência enquadrou o remédio na lista B1, de psicotrópicos. A ação determinou que a distribuição do medicamento fosse realizada apenas mediante a apresentação da receita B, de cor azul.
A diferença para o cenário atual estava presente no adendo 4 da regulamentação, excluído hoje, que isentava os fármacos com concentração inferior a 10g de zolpidem da necessidade do receituário diferente.
Esse tipo de prescrição requer que o médico seja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária. As farmacêuticas que fabricam o medicamento terão até o dia 1° de dezembro para adaptar a bula e os rótulos ao novo formato.