A Roche realizou nesta quinta-feira, dia 8, o 4º Roche Portas Abertas – Commercial Operations Day. O evento contou com a participação de cerca de 100 profissionais de distribuidoras do segmento de especialidades na sede da companhia em São Paulo (SP) e mais 350 de forma remota, e contou com cobertura do Panorama Farmacêutico.
“O objetivo é falar da nossa ambição e estratégia para que os nossos distribuidores, que são um elo importante dessa cadeia, entendam que eles podem ser um catalizador do que a gente quer e vai buscar a cada ano dentro do ecossistema de saúde”, afirma Bruno Souza, diretor de operações comerciais da Roche.
Segundo o executivo, 2022 foi um ano de bons resultados, não apenas do ponto de vista de vendas, mas da construção de valor que a companhia se propôs a fazer nos últimos três anos, com a mudança de modelo de operação a fim de levar de três a cinco vezes mais acesso, com 50% a menos de custo para a sociedade.
“Isso não se traduz em desconto, mas em como a gente consegue operar junto com outros players, com o governo e healthtechs de saúde, colocando esse nosso DNA de ciência junto com a transformação digital e a tomada de decisão baseada em dados”, ressalta Souza.
Estreia da Roche na área de oftalmologia
Hoje a farmacêutica suíça tem em seu pipeline mais de 100 moléculas inovadoras em desenvolvimento, com cerca de 30 delas em fase avançada. Segundo Michelle França Fabiani, líder médica da Roche, entre as áreas prioritárias da companhia para os próximos anos, destacam-se os medicamentos biológicos para doenças de alta complexidade, tais como câncer, atrofia muscular espinhal (AME), esclerose múltipla e hemofilia.
Para o ano que vem a Roche pretende lançar um medicamento para degeneração macular, que marcará a estreia da companhia na área de oftalmologia. A meta é disponibilizá-lo ao mercado entre abril e junho de 2023.
Além de doenças raras, uma outra área importante para a empresa é a onco-hematologia, com pelo menos quatro moléculas, algumas em fase avançada e outras em processo de discussão junto à Anvisa.
O Grupo Roche investe 20% do faturamento em pesquisa clínica, o que totalizou 13,7 bilhões de francos suíços em P&D em 2021. No Brasil, foram R$ 336 milhões investidos em 2021, parceria com 96 centros de pesquisas locais, 126 estudos desenvolvidos com envolvimento de cerca de 1.300 pacientes.
Prêmio Roche Reconhece
O 3º Movimento Roche Reconhece teve como objetivo destacar os distribuidores dos mercados privado e público que operam de acordo com as diretrizes da companhia. Os vencedores foram eleitos por meio de indicadores de desempenho, como destaque para o controle do nível de estoque, para garantir que não faltará medicamentos para os pacientes; e pesquisa de satisfação dos clientes.
Na Categoria Público, os vencedores foram: Aglon, 4BIO, e Oncoprod, que receberam o prêmio pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Já na categoria privado, a grande vencedora foi a Elfa, ao lado da Viveo em segundo e, fechando o pódio, a Oncoprod em terceiro lugar.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico