Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saiba mais sobre a dermatite atópica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A dermatite atópica é uma doença crônica, resultado de um desequilíbrio no sistema imunológico. Causa coceira e lesões na pele

A dermatite atópica é uma doença crônica, resultado de um desequilíbrio no sistema imunológico. Causa coceira e lesões na pele, devido à inflamação em camadas profundas da derme.

Veja também: Anvisa aprova primeiro tratamento biológico para dermatite atópica …

Sabe-se que a dermatite atópica não é contagiosa e tem origem hereditária, mas ainda não se conhece a fundo o que causa a doença.

Siga nosso Instagram

A doença tem forte incidência na infância, mas 60% dos pacientes que apresentam sintomas ainda crianças acabam se curando até a adolescência.

Dermatite atópica em números

Com pouco mais da metade dos casos se manifestando ainda no primeiro ano de vida, 7% dos adultos vivem com a doença. Devido aos sinais externos, 35% dos portadores sofreram algum tipo de preconceito, motivo que levou 52% dos pacientes adolescentes a apresentarem algum quadro de depressão.

O que pode causar crises?

Fortes emoções, desde estresse causado pelo dia a dia ou até mesmo a ansiedade por algum acontecimento, podem desencadear o aparecimento dos sintomas.

Outro gatilho para a dermatite atópica são os extremos climáticos. Nos períodos mais quentes, o que aumenta a incidência é o suor. Já durante os meses mais gelados, a hidratação baixa e banhos longos interferem na saúde da pele dos pacientes.

Onde aparecem as lesões?

As lesões causadas pela dermatite atópica nas crianças costumam aparecer no couro cabeludo, bochechas e pescoço, com manchas avermelhadas.

Já em adultos, os machucados podem surgir nas pálpebras, pescoço, dobra do cotovelo e parte de trás do joelho, sendo secas e escuras.

Em ambos os casos, em graves manifestações da doença, as lesões podem aparecer no corpo todo.

Como cuidar

O primeiro passo para evitar as crises de dermatite é atenção durante o banho. Evitar o uso de água muito quente e por longos períodos, não utilizar buchas e esponjas, e sempre usar sabonetes líquidos e neutros, de preferência para peles atópicas.

Outro passo é manter a pele hidratada. Utilize cremes à base de ureia e siga as recomendações de pomadas de seu dermatologista.

Aproveite para tomar sol de manhã, quando ele é mais fraco. Lembre-se de deixar a pele desprotegida e se manter exposto por pouco tempo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress