Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Saiba quais as principais causas do zumbido

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Quando o assunto é zumbido, muita gente não dá a devida importância. Talvez aquele chiado insistente ou o barulho semelhante ao de um grilo fique para uma preocupação futura, mas é bom lembrar que o zumbido é um dos principais sinais da perda auditiva.
Hugo Vasselai, otorrinolaringologista da Otorrinos Curitiba, explicou as principais causas do problema, que só no Brasil afeta mais de 30 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde.

“O zumbido, também conhecido como tinnitus, é um sintoma e não uma doença. A causa mais comum é a perda auditiva, principalmente por exposição a ruídos ou presbiacusia (perda auditiva que afeta as pessoas na terceira idade). No entanto, também pode ser causado por perfuração timpânica, medicamentos, estresse, cera em excesso, diabetes, colesterol e/ou triglicerídeos altos, hipertensão arterial, doenças da tireoide, depressão, ansiedade, entre muitas outras causas”, explica o especialista.

Veja também:

:: Perda auditiva também afeta os mais jovens

:: Deficiência auditiva pode aumentar casos de isolamento social nos idosos

:: Cera de ouvido: problema ou proteção?

De olho na alimentação
Prestar atenção na alimentação está entre os cuidados necessários para quem quer ficar longe desse problema, principalmente em relação à cafeína e ao álcool.

A cafeína, que está presente no café, em alguns chás e refrigerantes, contribui bastante para a geração do zumbido. É uma substância que aumenta a percepção do zumbido por ser estimulante do sistema nervoso central. Além disso, o abuso do álcool e do cigarro, e até mesmo o excesso de chocolate, interferem. Portanto, o consumo consciente dos alimentos é fundamental”, pondera o especialista.

Existe prevenção?
É possível, sim, prevenir inúmeras das causas de zumbido. De acordo com o otorrino, o paciente deve buscar um estilo de vida saudável, com prática frequente de atividade física e uma alimentação saudável. “Desta forma, evitam-se várias doenças metabólicas e também mantém longe o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, também evitar a exposição a sons muito altos para não ter perda auditiva precoce e, consequentemente, o zumbido”, avalia Hugo.

É possível tratar o zumbido?
De acordo com o especialista, sim. O tratamento adequado dependerá da origem do sintoma, que pode envolver desde medicamentostratamentos ortodônticos ou até mesmo aparelhos auditivos específicos.

“É sempre importante lembrar que o tratamento deve ser individualizado, de acordo com as causas de zumbido de cada paciente. É fundamental investigar as causas mais comuns e tratá-las adequadamente. Em casos de perda de audição, pode ser indicado aparelho auditivo (AASI – aparelho de amplificação sonora individual). Caso não haja perda de audição importante nem outra causa reversível conhecida, pode-se utilizar o TRT (terapia de retreinamento do tinnitus), que é um aparelho auditivo que tem como alvo diminuir ou eliminar a percepção do zumbido”, finaliza o otorrino.

Sobre Hugo Vasselai
Hugo Vasselai é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com especialização em Otorrinolaringologia de Cirurgia Cérvico-Facial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Santa Casa de Curitiba, e especialização em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial pela PUCPR e Santa Casa de Curitiba. É membro especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Sobre a Otorrinos Curitiba
A Otorrinos Curitiba é referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurada em setembro de 2015 no bairro Mercês, a clínica possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa da clínica. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

A Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

A clínica atende aos seguintes convênios: Unimed, Amil Assistência Saúde, Bradesco Saúde, Copel, Cassi, Evangélico Saúde, Mediprev, Sanepar, Saúde Caixa, Sinam, SulAmérica e Voam.

Serviço:

Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302 / 3336-9640 / 3339-4084

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

Fonte: Paranashop

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress