Estudo da Close-Up International listou o ranking com evolução das vendas e penetração dos principais fabricantes do mercado de bomboniere do Brasil, com base nos resultados dos últimos 12 meses até julho de 2021. A Mondelez, fabricante da Lacta, é líder disparada nas vendas. A companhia registra movimento de R$ 115,5 milhões, quase R$ 20 milhões à frente da segunda colocada, a Kibon.
Nestlé (31,1%); Mars (32%), fabricante dos chocolates Twix e Snickers; Elma Chips (51,7%) e Ferrero (71,8%) apresentaram maior crescimento em vendas no período.
Rk |
Fabricante | Vendas em milhões | Crescimento | Unidades em milhões |
1 | Mondelez | R$ 115,5 | 13,6% |
59,4 milhões |
2 |
Kibon | R$ 97,2 | 15,9% | 18,5 milhões |
3 | Canonne | R$ 89,8 | 1% |
35,5 milhões |
4 |
Nestlé | R$ 87,5 | 31, 1% | 38,2 milhões |
5 |
Perfetti Van Melle | R$ 72,1 | -24,2% |
19,7 milhões |
6 | Fini | R$ 32,9 | -12,9% |
10,3 milhões |
7 |
Mars | R$ 28,3 | 32% | 12,7 milhões |
8 | Ferrero | R$ 23,6 | 71,8% |
6,7 milhões |
9 |
Elma Chips |
R$ 21,4 | 51,7% |
6,3 milhões |
10 | Flormel | R$ 16,9 | -2,4% |
5,4 milhões |
“As marcas que encabeçam as vendas e que mais cresceram procuraram o varejo farmacêutico no período com o interesse de expandir canal, levar uma parte de seu portfólio e criar um mix de necessidade na farmácia para determinados produtos”, ressalta Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria. Já a Perfetti Van Melle, dona das marcas Mentos e Fruittella; e a fabricante de balas e doces Fini registraram retração por conta de dificuldades de distribuição no canal.
Evolução das marcas
Analisando as vendas por produtos, Lacta (41%); Magnum Palito (16%), da Kibon; e Garoto (19,7%), da Nestlé, foram os players com maior crescimento em valores e volume. “São R$ 18,6 milhões em vendas do Magnum, um picolé premium, dentro da farmácia, um mercado que o gestor deve considerar”, avalia Paiva. Mas o primeiro posto continua soberano. A Valda, dos Laboratórios Canonne, totaliza R$ 89,7 milhões em vendas, contra R$ 61,8 milhões da Lacta.
Rk |
Fabricante | Vendas em milhões | Crescimento | Unidades em milhões |
1 | Valda | R$ 89,7 | 1,4% |
35,5 milhões |
2 |
Lacta |
R$ 61,8 | 41% | 23,2 milhões |
3 | Trident | R$ 33,1 | -11,2% |
21,6 milhões |
4 |
Mentos Gum |
R$ 25 | -21,1% | 2,4 milhões |
5 | Cremosíssimo | R$ 19,2 | -0,6% |
1,2 milhões |
6 |
Mentos Stick |
R$ 18,7 | -25,4% | 7,9 milhões |
7 | Magnum Palito | R$ 18,6 | 16% |
3 milhões |
8 |
Garoto |
R$ 16,5 | 19,7% | 4,7 milhões |
9 | Kit Kat | R$ 16 | 24,8% |
8,1 milhões |
10 |
Fini Gelatina |
R$ 15,1 | -8,9% |
4,4 milhões |
Outra dica é que quanto mais fracionado for o pack dentro dessas categorias na farmácia, melhor. “Não é o canal de reposição da despensa do mês, uma venda preparada ou planejada. São compras por impulso e o fracionamento deve ser considrado para que não fique nenhum produto parado no ponto de venda”, finaliza Paiva.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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