Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Sangramento de escape: por que acontece e quando buscar ajuda?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Sangramento de escape

O sangramento de escape, também conhecido como spotting, acontece fora do período menstrual e, diferentemente da menstruação, é um pequeno sangramento, amarronzado e escuro, e costuma ter duração de dois dias. Ou seja, o sangramento de escape não está relacionado com a menstruação.

Embora assuste algumas mulheres, o spotting pode ser considerado normal em algumas ocasiões: após a realização de exames ginecológicos, como o papanicolau, e mudança de anticoncepcional.

Nesses casos, não é necessário buscar ajuda médica de um clínico geral ou ginecologista, mas fique atenta na duração e na quantidade do sangramento – o escape sanguíneo vem em pequenas quantidades, muitas vezes, em forma de manchas.

Sangramento de escape x menstruação

O sangue do escape é amarronzado escuro e, depois, ganha um aspecto de borra de café até sumir. Já a coloração da menstruação, que é um evento fisiológico, tem um tom de vinho, começa com forte intensidade e vai diminuindo com o passar dos dias.

O que pode causar sangramento de escape?

  • Estresse
  • Mudança de método contraceptivo
  • Síndrome do ovário policístico
  • Problemas na tireoide
  • Infeções vaginais e sexualmente transmissíveis
  • Câncer do colo do útero, útero, ovários ou vagina
  • Miomas uterinos
  • Uso do DIU
  • Exercício em excesso

Quando ir ao médico

Como dito acima, o sangramento pode indicar problemas de saúde. Por isso, vá ao ginecologista se o escape durar mais de dois dias e/ou vier em muita quantidade. Preste atenção também se o sangramento está ocorrendo frequentemente.

Sangrou depois da relação sexual? Consulte o ginecologista para identificar a causa. Sangrou fora do período menstrual e alguns dias depois da relação sexual desprotegida? Procure um especialista, pois pode ser sinal de gravidez.

Na gravidez, um sangramento pode significar complicações graves, como parto prematuro e aborto espontâneo. Neste caso, também é preciso procurar o ginecologista.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress