A saturação é uma ferramenta usada para medir a quantidade de oxigênio no sangue. A saturação baixa é um sinal de que algo está errado. Caso isso ocorra é importante que você tome as medidas necessárias para garantir que seus níveis sejam mantidos dentro do padrão.
O que é saturação baixa?
O nível normal de saturação no sangue é de 95-100%. Se o nível cai abaixo de 92%, você tem saturação baixa. A saturação baixa é também conhecida como hipoxemia ou de saturação.
Quando a saturação é baixa, é comum sentir dificuldade para respirar. Pode haver também palidez, cansaço, falta de ar e tontura. Estes sintomas são uma indicação clara de que ocorreu redução na saturação. Se os sintomas persistirem, é importante procurar um médico.
O que causa a saturação de oxigênio baixa
Um baixo nível de oxigênio no sangue pode ser causado por muitos fatores, dentre eles, doenças respiratórias crônicas ou agudas, como asma ou pneumonia. O tabagismo, a exposição a altitudes mais elevadas, a presença de umidade ou ar muito seco e a exposição a gases tóxicos também podem contribuir para um nível baixo de oxigênio no sangue.
A resistência aos tratamentos para as doenças respiratórias, o uso de medicamentos para a pressão arterial ou depressão e a obesidade também podem levar a um baixo nível de oxigênio no sangue.
Como medir os níveis de saturação?
O método mais comum para medir os níveis de saturação de oxigênio no sangue é o uso de um oxímetro de pulso. O oxímetro é um dispositivo compacto que mede o nível de oxigênio no sangue através da ponta dos dedos. Os resultados da leitura são normalmente exibidos na tela do dispositivo em uma escala de 0 a 100 por cento.
Como aumentar o nível de saturação
Existem muitas maneiras de aumentar o nível de saturação. É importante evitar o tabagismo, que pode levar à saturação baixa. Outras dicas incluem fazer exercícios de respiração, como ioga e técnicas de respiração profunda, que ajudam a melhorar a oxigenação dos pulmões e, assim, aumentar a saturação.
Como a saturação baixa afeta o corpo
A desaturação tem várias consequências no corpo. Quando o oxigênio não está disponível em níveis adequados, as células do corpo não podem funcionar corretamente. Isso pode levar ao enfraquecimento dos músculos, fadiga, problemas de memória e dificuldade para dormir. Os níveis baixos de oxigênio no sangue também podem afetar o sistema imunológico, aumentando o risco de doenças.
Como tratar os níveis de saturação baixa?
Uma vez que os níveis de saturação baixa sejam medidos por meio de um oxímetro de pulso, o médico pode prescrever medicamentos para aumentar os níveis de oxigênio no sangue. Os medicamentos, comumente usados para tratar a saturação baixa, são a oximetazolina, a ipratrópio e a salbutamol. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de oxigênio suplementar, que pode ser administrado por meio de máscara de oxigênio ou por um cateter nasal.
Além desses medicamentos, é importante que os pacientes ajam para prevenir a saturação de oxigênio baixa. Isso envolve o controle da respiração, para evitar a respiração ofegante ou ofegante, e evitar o uso de drogas e álcool.