Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que fazer quando a saturação está baixa e outras dúvidas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Devido à pandemia da Covid-19, a saturação tornou-se um assunto comum. A exemplo de outros valores que já eram comumente controlados, como temperatura

Devido à pandemia da Covid-19, a saturação tornou-se um assunto comum. A exemplo de outros valores que já eram comumente controlados, como temperatura, pressão e glicose, o nível de oxigênio no sangue também passou a ser alvo de medições.

Veja também: Definição de farmacodinâmica

Com isso, algumas pessoas fora da área da saúde acabaram adquirindo oxímetros e mantendo um controle da saturação em casa mesmo, mas sem o necessário conhecimento.

Siga nosso Instagram

Nesse texto iremos falar o que fazer quando sua saturação estiver baixa, como obter resultados mais precisos com o oxímetro e o que pode atrapalhar a leitura. Mas, em primeiro lugar, temos de saber quais são os valores normais.

Qual o nível normal de saturação?

Pessoas saudáveis costumam apresentar uma saturação de oxigênio superior a 95%. Mas esse é um número que pode variar com facilidade. Caso a pessoa contraia uma gripe ou um resfriado, sua saturação cairá naturalmente para patamares entre 93% e 95%.

Agora, se o paciente apresentar uma oxigenação com valores abaixo de 90%, o quadro tende a ser mais complexo, indicando uma visita a um profissional da saúde. Quadros que podem fazer a saturação chegar a esse nível são:

  • Asma
  • Covid-19
  • Doenças neurológicas
  • Enfisema
  • Insuficiência cardíaca
  • Pneumonia

O que fazer quando a saturação está baixa?

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente quão baixa está a saturação. Se estivermos falando de um caso leve, em que a oxigenação se encontra entre 90-95%, é provável que seja apenas um caso de gripe ou resfriado. Nessa situação, algumas atitudes podem ajudar:

  • Não fique em lugares muito quentes ou muito frios
  • Prefira permanecer sentado, para exercer uma menor pressão sobre os pulmões
  • Prefira lugares arejados
  • Respire fundo
  • Tente expulsar o catarro por meio de tosses e assoar o nariz, liberando assim as vias respiratórias;

Caso a saturação registrada seja ainda mais baixa, entre 85 e 90%, visite ou chame um profissional da saúde. Você pode fazer o indicado anteriormente apenas para um maior conforto enquanto espera, mas, por si só, não será o suficiente.

Assim como em outros casos, os valores normais de saturação podem variar de organismo a organismo, principalmente se o indivíduo possuir alguma doença preexistente. Por isso, converse com o seu profissional da saúde.

Como fazer uma medição precisa?

Apesar de o oxímetro ser um aparelho de fácil manejo, existem alguns hábitos e atitudes que prejudicam os resultados de saturação obtidos. Além disso, alguns cuidados quanto a seu uso também devem ser tomados.

Na hora de utilizar o aparelho, evite o uso de esmalte ou unha postiça. Mantenha a mão relaxada e não a posicione em uma altura superior à de seu coração. Se estiver muito sol ou a luz da sala for muito forte, proteja o aparelho e, além disso, cheque se ele se encontra bem posicionado.

O que pode atrapalhar a medição da saturação?

Como já comentado anteriormente, alguns hábitos podem dificultar e até mesmo “maquiar” resultados de saturação obtidos pelo oxímetro. Por isso, tenha em mente que:

O uso de esmalte ou unhas postiças atrapalhará o funcionamento do aparelho. Isso porque o oxímetro utiliza uma luz infravermelha para fazer a medição. Esses itens estéticos impedirão que esse feixe chegue com qualidade ao fluxo sanguíneo.

Cremes também não são indicados. Por poderem deixar a mão um pouco mais escorregadia, isso pode acarretar o mal posicionamento do equipamento e, por consequência, uma leitura imprecisa da saturação.

Os resultados obtidos em exames de fumantes não são confiáveis. Isso porque o oxímetro conta como células de dióxido de carbono, comumente presentes no organismo de fumantes.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress