Com a correria do dia-a-dia, fica difícil até de avaliar como anda a saúde mental. Já parou para refletir como está a sinergia das suas emoções? Tá complicado, né? São tantas coisas consumindo a nossa energia, que as emoções talvez nem tenham espaço na agenda. Em algum momento da vida, estamos suscetíveis a enfrentar algum desequilíbrio emocional e sofrer algumas consequências.
Quando a saúde mental está em desarmonia, ela pode provocar estresse, ansiedade e depressão. Toda essa bagunça emocional, provoca evidencia problemas graves e alterações de bem-estar cognitivo do indivíduo. Por isso, a forma como cada pessoa lida com as suas emoções, indica como está a qualidade do seu campo mental.
Fatores que influenciam a qualidade da saúde mental
Expressar os sentimentos não é sinal de fraqueza, pelo contrário, manifestar as emoções é um ato de empoderamento e coragem, tornando-se vital para a saúde mental. Mas, com tantas questões e fatores cotidiano, é quase impossível manter a “casinha” saudável. Listamos alguns fatores que influenciam negativamente a qualidade:
- Estresse
- Questões familiares
- Brigas
- Atrasos
- Limitações
- Problemas financeiros
- Doenças
A saúde mental pode ser afeta por diversos motivos, incluindo questões genéticas, histórico familiar, traumas e estresse. De modo geral, pessoas nessas condições não apresentam comportamentos agressivos e tendem a ficar mais quietas e com oscilações de humor, hora está bem, hora não.
Como tratar problemas de saúde mental?
Sem dúvida nenhuma, a medicação é importante em alguns quadros de problemas emocionais, mas um tratamento multidisciplinar que inclua terapia, mudança comportamental e apoio social, tendem a apresentar efeitos positivo durante a jornada de recuperação.
Consequências do desequilíbrio emocional
Quando a saúde mental está debilitada, o paciente pode experimentar diversas sensações, entre eles a ansiedade, depressão, fobias, transtornos alimentares, dependência química. O isolamento social e o baixo desempenho, também são comuns nesse quadro.
Crianças podem ter problemas de saúde mental?
Crianças e adolescentes também podem enfrentar desequilíbrios emocionais. É importante ficar atento ao comportamento e sinais, para identificar o problema e oferecer o suporte e tratamento necessário.
A saúde mental não deve ser deixada em segundo plano, ela a base para o bem-estar. Quando perceber que ela está fragilizada, busque apoio profissional para um diagnóstico mais preciso. O tratamento adequado faz toda a diferença durante o processo de recuperação. Cuide-se!