Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Secretaria de Saúde aponta redução de 33% nos casos de HIV em cidade do Nortão

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

De janeiro até agora foram diagnosticados 12 novos casos de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop). De acordo com a secretaria municipal de Saúde, são 7 homens e 5 mulheres. Uma das infectadas recentemente descobriu a doença durante a gravidez nos exames de rotina. No mesmo período do ano passado, foram 18 casos – dois deles também durante a gestação.

A enfermeira responsável técnica pelo setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Maria Célia Braga, disse, ao Só Notícias, que no município não há testes rápidos e, por isso, o número de pessoas com a doença pode ser maior. “Esse número é muito preocupante. Esse teste rápido é feito apenas no IST. Acreditamos que se ocorressem esses exames nos PSFs o diagnóstico  seria maior. Infelizmente, uma parcela considerável das pessoas ainda realiza o diagnóstico do HIV em estágios avançados da doença, em que o risco de adoecimento grave e morte é consideravelmente maior. As pessoas contaminadas sem conhecimento da sua condição sorológica e, portanto, sem tratamento, além de não usufruírem dos inúmeros benefícios do tratamento, perpetuam a cadeia de transmissão do vírus, contribuindo para a manutenção da epidemia”.

Ainda segundo a enfermeira, dez homens e quatros mulheres foram diagnosticadas com Hepatite B. Duas delas descobriram durante a gravidez. Em comparação ao ano de 2016, forma 11 casos diagnósticos. De janeiro a outubro deste ano, foi apontado apenas um caso de Hepatite C. Sífilis congênita são 7 casos, adquiridas em adulto 4, em gestante 14, não especificada 5 diagnósticos, até agora.

“Peixoto deixou de ser atendido pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) de Sinop, no mês passado. Devido a isso, município está passando por uma estruturação, equipe e reforma de prédio para que o SAE local comece a funcionar de forma totalmente independente. Porém, desde o desligamento já estamos atendendo os pacientes da Regional de Saúde de Guarantã, Matupá, Novo mundo, Peixoto e Terra Nova do Norte. A estrutura ainda é provisória e dependemos da dispensação de medicamentos do SAE em Sinop”, explicou Maria Célia

Fonte: Só Notícias

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress