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Segundo dia do LATAM Retail Show enfatiza jornada do cliente

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A programação de conteúdo continua aquecida no LATAM Retail Show. Na manhã do dia 28, aconteceu o fórum “O Negócio do Varejo”, ministrado por Zeh Henrique Rodrigues, CEO da Brain Box Design. O especialista em branding trouxe diversos cases de empresas que ressignificaram seus propósitos de mercado e hoje oferecem experiências diferenciadas no varejo.

“Todo segmento tem algum problema, mas é difícil para a empresa olhar para ele e admitir. O que fazemos é identificar esses problemas e transformá-los em novas experiências nas jornadas de consumo, quebrando paradigmas e o status quo vigente”, explica.

Entre os cases que o especialista apresentou estava uma loja de colchões que se remodelou e virou uma loja do sono; um supermercado que reduziu a quantidade de produtos para tornar a experiência de compras mais produtiva; lojas com formato diferenciado, de acordo com a localização em que está, entre outros cases.

Todos eles tinham em comum a transformação da jornada do cliente, a atuação pelo mercado de nicho, simplificação de procedimentos e uso de dados para criação de experiências. “Não vejo problemas em começar pequeno, atendendo um nicho, aliás essa é a maneira mais fácil de se tornar referência no que faz e assim, se necessário, ampliar seu ramo de atuação e se tornar mais generalista”, concluiu.

Segundo dia do 9º Congresso de Marcas Próprias debate as ofertas de produto por meio das marcas próprias

Na manhã desta quarta-feira (28), também aconteceu o segundo e último dia do 9º Congresso de Marcas Próprias promovido pela ABMAPRO. O painel abordou “Como a oferta de produtos aliada à estratégia pode atender às necessidades do consumidor final”. O debate foi feito por Renato Giarola, diretor de varejo, Reinaldo Bertagnon, diretor da Village e Aparecido Borgui, head de novos negócios da Daymon. A mediação foi de Neide Montesano, presidente da aBmapro.

Cada especialista trouxe insights de seus negócios e de como enfrentaram algumas situações que podem dificultar o sucesso da marca própria. “Algumas empresas que decidem começar suas marcas próprias querem competir com a marca líder de seu segmento, mas esquecem de diversos fatores que fizeram a líder ser quem é, como, por exemplo, o preço”, opinou Reinaldo Bertagnon.

Aparecido Borgui complementou o debate dizendo que as marcas, antes de chegarem ao mercado, precisam ter um entendimento do consumidor, realizando estudos, pesquisas, testes no ponto de venda, etc. “Ter uma marca própria não acontece de um dia para o outro e o varejo tem dificuldade de entender esses prazos”, comentou.

Já Renato Giarola comentou sobre o ritmo das Startups, que é bom para se ter como um exemplo, pelo timing de criação, mas que é bom também analisar esse ritmo com cuidado. “Não dá para ser igualmente como uma startup no varejo, é preciso se ter um projeto separado, com pessoas exclusivamente dedicadas, em full time. Pode não ser na mesma rapidez, mas com certeza terá mais solidez quando for apresentada”, concluiu o executivo.

Prêmio Inovação de design no varejo apresenta vencedores da 3ª edição

Pelo terceiro ano, o LATAM Retail Show organiza o Prêmio Inovação de Design no Varejo, que também é coordenado pelo RDI e pela ABIESV. Foram inscritos 47 projetos de todo o país em sete categorias: ambientação e experiência do consumidor; tecnologia e integração digital; design gráfico e comunicação visual; visual merchandising; ação promocional no PDV e fator UAU.

Entre os finalistas estavam projetos que destacavam o uso de materiais sustentáveis, inovação com materiais já existentes e experiências que propusessem memórias e relacionamento afetivo do cliente com o estabelecimento. “A premiação e reconhecimento desses projetos vai muito além de apenas escolher um ganhador, e sim de gerar negócios e inovação para o setor de design e varejo. Queremos no próximo ano triplicar o tamanho e a importância da premiação nesse setor”, celebrou Marcos Gouvêa de Souza.

 

Marcio Atalla fala sobre mudanças de hábitos do brasileiro e pede atenção

Finalizando a noite na Arena Mercado & Consumo, o Mega Fórum recebeu um dos mais famosos preparadores físicos do Brasil, Márcio Atalla, que palestrou sobre saúde e bem-estar e a urgência de inserir hábitos mais saudáveis na rotina dos brasileiros. O especialista trouxe dados preocupantes sobre a situação do País, como o comparativo que, na década de 80, 13% da população estava acima do peso; atualmente são 53%. A falta de movimento e maus hábitos alimentares são responsáveis por até 80% das doenças da população, sendo que 40% dos casos de câncer são causados pela falta de atividade física.

“Nossos hábitos vêm mudando completamente nos últimos anos. Comemos mais que o necessário, não nos movimentamos o suficiente e não dormimos o tempo certo, ou da maneira correta. Nos últimos anos, o brasileiro perdeu 1 hora e 50 minutos de seu tempo de sono, além de estar mais estressado e depressivo. Por isso é extremamente importante se movimentar, quem se movimenta sente a melhoria em todos os aspectos”, diz Atalla.

O preparador também comenta que se movimentar não está atrelado à ida à academia ou correr no parque, se movimentar está em diversas atividades. Subir escadas, andar distancias que seriam feitas de carro, fazer uma atividade em grupo, tudo é válido, mas é necessário repetição e memória, assim a atividade se torna um hábito. “Nosso cérebro é uma máquina super potente de poupar energia, por isso precisamos ensiná-lo e treiná-lo que o movimento também é importante, e só fazemos isso praticando”, concluiu.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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