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Seis orientações para fidelizar clientes no varejo farmacêutico

Primeiro ponto a ser levado em consideração é que, atualmente, os consumidores que vão às compras em uma farmácia são muito mais exigentes do que eram tempos atrás – eles já chegam ao PDV sabendo o que querem, possuindo exigências extrapolam a proximidade física e levando em conta pontos como atendimento de qualidade, preço de produtos, comodidades e programas de fidelização.

Veja também: Mantida multa à farmácia por funcionar sem a presença de técnico farmacêutico

Por isso, para a realização de bons negócios, um varejo farmacêutico deve se preocupar com diversos aspectos que garantirão o retorno dos clientes. Mas quais são eles? Alguns deles estão na pesquisa ‘Comportamento do consumidor na hora de escolher farmácias’, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC).

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Os dados que foram apresentados apontam os principais critérios considerados na hora da escolha do local da compra de medicamentos:

94% analisa preços

84% localização

80% atendimento

49% estacionamento

32% meios de pagamento

21% aceitação de PBM (programa de desconto)

11 % entrega de produto em casa.

Assim, fica claro para o empreendedor do ramo farmacêutico que se deve tomar algumas medidas para fidelização, por isso, detalhamos algumas dicas sobre os aspectos citados:

Localização – o sucesso de um empreendimento precede sua abertura. O recomendável é que se estabeleça um estudo prévio que possibilite a obtenção de um local privilegiado para atuar, analisando, por exemplo, números de pessoas que passam nas ruas, dentre outros detalhes. Nessa hora, é preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio caminho para o fracasso.

Preços – hoje, o público possui muitas ferramentas para realizar pesquisas, sendo assim, ter um preço competitivo é primordial. Torna-se necessário para o empreendedor do ramo farmacêutico buscar alternativas para se destacar, e uma que se mostra de grande sucesso é o associativismo, obtendo maior força nas negociações, podendo, assim, repassar os descontos aos clientes.

Programas de fidelização – nunca os famosos cartões de fidelidade estiveram tão na moda. Os consumidores precisam se sentir especiais, se tornando de extrema importância que estabeleça algum tipo de clube de vantagens. Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram de forma ordenada; para isso, são necessárias ferramentas.

Capacite seus atendentes – é importante uma equipe qualificada, lembrando que, para uma boa venda, é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente. O atendente não pode ser tímido e a prática deve ser constante.

Busque facilidades – se preocupe com o acesso de seus clientes e com a disponibilização dos produtos em sua loja, fazendo com que estejam adequadamente visíveis. Também se preocupe em como o cliente chegará a loja, buscando espaço para estacionamento e, caso não tenha, criando convênios.

Supere as expectativas – busque sempre inovar e se atualizar, a quebra positiva da expectativa do cliente é uma forma quase certeira de fazer com que ele volte, por isso, busque estar em constante contato com o que existe de mais moderno no mercado

CURSO DE CAPACITAÇÃO

Já temos o curso online com as inscrições abertas para o dia 17/07/2021 este assunto poderá ser visto no curso do Sincofarma Como se Tornar um Farmacêutico de Sucesso?

O curso tem como objetivo potencializar a atuação do farmacêutico em farmácias e drogarias. Os tópicos que deverá ser tratado são:

Código de ética do Farmacêutico

Perfil do farmacêutico no varejo farmacêutico.

Reconhecimento Profissional.

Habilidades e capacitação profissional.

Produtividade e Remuneração.

Fatores de sucesso.

Ministrante: Dra. Betânia Alhan

Farmacêutica Gerente Drogarias Pacheco, 2002-2006;

Consultora em Assuntos Regulatórios da Drogaria Pague Menos RJ, 2010.

Farmacêutica Analista de Assuntos Regulatórios Drogaria Onofre , 2008-2012.

Consultora em Assuntos Regulatórios Ebenezer Consultoria, 2013-2015.

Diretora Executiva da Organize Farma Consultoria & Treinamentos desde 2015.

Coordenadora do Departamento de Assuntos Regulatórios da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – ASCOFERJ desde 2016.

Fonte:  

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