O maior canal de informação do setor

Anvisa libera venda de melatonina nas farmácias

418

Anvisa libera venda de melatonina nas farmácias

 

Desde a aprovação da Anvisa em outubro, a venda de melatonina está liberada nas farmácias na categoria de suplemento alimentar, o que dispensa a necessidade de prescrição. O uso é destinado a pessoas maiores de 19 anos e não deve ingerido por crianças, gestantes e lactantes. Na aprovação, a Anvisa reforça que não foram aprovadas alegações de benefícios associados ao consumo da melatonina.

Produzida pela glândula pineal, localizada na região central do cérebro, o hormônio melatonina tem a função de regular o relógio biológico das pessoas. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, os médicos alertam que a reposição desse hormônio só deve ser feita pelas pessoas que têm deficiência dele no organismo, uma vez que esses produtos não são eficazes no tratamento da insônia.

Nas redes sociais, as cápsulas de melatonina também estão propagandeadas como aliadas no emagrecimento, mas também não há nenhuma evidência científica sobre esse efeito. Outra preocupação dos médicos é o fato de os suplementos de melatonina, assim como os outros produtos dessa categoria, não são submetidos a estudos bem controlados como aqueles exigidos para os medicamentos.

O uso inadvertido e prolongado da melatonina também pode, teoricamente, afetar a produção natural do hormônio no corpo. É o que se chama de feedback negativo, que todas as glândulas que produzem hormônio têm. Quanto mais hormônio se toma, mais o organismo vai deixando de produzir porque interpreta como se já houvesse o suficiente.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/uso-do-hormonio-do-sono-como-suplemento-e-aprovado-pela-anvisa/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação