Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Serviços clínicos ganham workshop exclusivo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

serviços clínicos

O advento dos serviços clínicos nas farmácias ganham um workshop exclusivo nesta quinta-feira, dia 22, em São Paulo. A Retail Farma Brasil promove evento híbrido no auditório da GS1 (Rua Henrique Monteiro, 79, Pinheiros), com capacidade para 120 convidados e transmissão online ao vivo. O Panorama Farmacêutico é mídia oficial.

As inscrições ainda estão abertas pelo workshops.retailfarmabrasil.com.br/. A consultoria conseguiu reunir no fórum a nata dos fornecedores de serviços da indústria, além de trazer para o centro do debate grandes redes do varejo que já ofertam assistência farmacêutica nos PDVs.

Dirigentes de entidades que protagonizam o processo de democratização do acesso aos serviços e aos testes rápidos também são presenças confirmadas. São os casos de Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL); e de Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

“O evento abordará o desenvolvimento da categoria de serviços clínicos e outras áreas que compõem a cesta de compras do paciente dentro do conceito hub de saúde na farmácia. Também ouviremos as apresentações de varejistas que se destacam nesses serviços”, afirma Paulo Gomes, vice-presidente de Relacionamento com o Mercado da Retail Farma Brasil.

Além dos debates com especialistas na área, grandes varejistas como Drogaria Venancio, Farmácias Pague Menos e Farmácias São João apresentarão seus exemplos de sucesso na implementação de hubs de saúde nas lojas. O evento se estenderá das 7h30 às 13h.

Serviços clínicos devem viver boom após decisão da Anvisa

Os serviços clínicos nas farmácias devem experimentar um boom após decisão da Anvisa. A nova Resolução substitui a RDC 302/2005, e institui novos critérios técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC) no Brasil.

Com isso, a normativa abre a possibilidade de realização de EAC em farmácias, no âmbito da atenção à saúde e dos serviços farmacêuticos, em caráter de triagem e nos consultórios isolados. Até então, só era permitida a realização de dois tipos de testagens – as que aferem casos de Covid-19 e glicemia. A realidade, no entanto, é que as farmácias e drogarias já contam com estrutura e tecnologia para promover pelo menos 40 testes laboratoriais remotos.

Serviços clínicos ganharam relevância na pandemia

Os serviços clínicos nas farmácias ganharam protagonismo no combate à Covid-19. Em 28 de abril de 2020, a Anvisa autorizou a liberação dos testes rápidos em caráter temporário e excepcional. Mas mesmo depois de o Ministério da Saúde decretar o fim do regime de emergência sanitária no país, no dia 22 de abril do ano passado, a autarquia manteve o aval para esses serviços.

Desde o início da pandemia no Brasil, as 30 grandes redes que integram a Abrafarma engajaram-se na disseminação dos testes rápidos da Covid-19 em farmácias. O setor totalizou mais de 20,7 milhões de atendimentos.

“Essas testagens revelaram-se fundamentais para direcionar o poder público nas estratégias de contenção do coronavírus e ampliar o acesso da população brasileira a um diagnóstico mais rápido e seguro. Além disso, pela capilaridade e pelo preparo dos farmacêuticos, as drogarias têm potencial para transformar a realidade do acesso à saúde e da adesão aos tratamentos no país”, ressalta Sergio Mena Barreto, da Abrafarma.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress