Os dispositivos móveis foram o motor para o varejo online no Brasil, conforme aponta um estudo da Atlantico. Segundo o fundo de venture capital, aparelhos como celulares e tablets têm sido os responsáveis por diminuir a lacuna entre o mercado brasileiro e norte-americano.
Enquanto, em 2018, a participação do e-commerce nas vendas gerais do varejo era de menos de 5%, hoje esse percentual já chegou a 10,58%. O segmento registra novamente aceleração, após uma breve retração em 2022.
Apesar de, visualmente, a diferença para os Estados Unidos não ter diminuído tanto assim, os números não mentem. Em 2018, o movimento no Brasil era apenas 57% do registrado na terra do Tio Sam. Agora essa diferença diminuiu para 32%.
Varejo online no Brasil: acima da média, mas…
Apesar de ter uma participação do varejo online mais significativa do que a média para a América Latina, o Brasil não é o país da região líder no quesito. México e Argentina detêm, respectivamente, 13% e 11% de share.
Já quando o assunto é a participação dos dispositivos móveis, o desempenho brasileiro fica abaixo da média regional, mesmo sendo superior ao de potências como Inglaterra (57%) e Estados Unidos (43%).
Velocidade é desafio
Apesar de a América Latina estar ganhando protagonismo, a velocidade da internet ainda é um desafio a ser superado. No ranking global, nenhum dos países latinos figura entre as 50 conexões mais rápidas do mundo. O lado bom é que, pelo menos, o Brasil tem a melhor internet dentre os listados.