Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Sintomas que revelam que a andropausa chegou

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

andropausa

A andropausa, também conhecida como “declínio androgênico masculino”, é um distúrbio hormonal em que o homem perde a produção de esteroides androgênicos, especialmente testosterona. É um processo natural de envelhecimento que começa com a meia-idade, afetando a saúde mental e física masculina. Os sintomas são variados e não devem ser ignorados.

Sintomas da andropausa

Os principais sintomas da andropausa são:

  1. Perda de libido e diminuição da função sexual

A diminuição da libido é um dos sintomas mais comuns da andropausa. Os homens se sentem menos atraídos sexualmente ou não conseguem ter ereções firmes quando estimulados.

  1. Fadiga

A fadiga é outro sinal comum do período, os homens se sentem cansados e exaustos ao longo do dia, mesmo depois de dormir e descansar o suficiente.

  1. Perda de músculo 

O homem tende a perder mais músculo com o passar dos anos e a recuperação do músculo tende a ser mais lenta do que o normal.

  1. Ondas de calor 

Alguns homens podem experimentar ondas de calor, que são súbitas e intensas que envolvem o rosto, o pescoço e o tórax. Geralmente acompanham suores repentinos.

  1. Ginecomastia

A ginecomastia é um sintoma característico da andropausa. É aumento das mamas masculinas, causado pela queda dos níveis de testosterona. Esta condição é mais comumente em homens obesos.

  1. Insônia

Muitas vezes, os homens podem sofrer de insônia durante a andropausa. Isso acontece porque o corpo produz menos testosterona durante nesse período, reduzindo a qualidade do sono.

  1. Ansiedade

A ansiedade é outro sinal da andropausa. Os níveis mais baixos de testosterona diminuem a libido, o que pode levar a ansiedade e irritabilidade.

  1. Depressão

Muitos homens afetados sofrem de depressão, que é provocada pelos sintomas físicos e emocionais da andropausa, como falta de libido, ondas de calor, fadiga e ansiedade.

  1. Osteoporose

Um dos sintomas mais perigosos da andropausa é a osteoporose. A testosterona é um importante fator que impede a perda óssea. Com menores níveis de desse hormônio, há maior risco de desenvolver osteoporose.

  1. Redução da memória

Outro sintoma comum da andropausa é a falta de memória. Sabe-se que a testosterona desempenha um papel importante na formação mental, provocando dificuldade em se lembrar de fatos e eventos.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress