Uma ferramenta de gestão com base em inteligência artificial – IA para farmácias é a aposta da RM Farma para sustentar o plano de crescimento e a meta de encerrar 2024 com volume total de vendas de R$ 3 bilhões. A rede investiu R$ 20 milhões na solução, inédita no mercado e que terá uma versão gratuita para PDVs de todo o país.
A RM SAAS IA realiza todo o processo que envolve a operação de uma farmácia, deixando o proprietário livre para exercer a atividade que faz parte do seu core business. “O objetivo é que a ferramenta assuma essa gestão para que o empreendedor possa focar no desenvolvimento da sua equipe e no atendimento ao cliente”, afirma Thiago Marques, CEO e fundador da RM Farma.
Na visão do executivo, o mercado vem oferecendo para as farmácias uma enxurrada de plataformas destinadas a tarefas específicas, tais como precificação, cotação, gestão de RH, finanças, tributação e pagamentos. “Como consequência, o gestor precisa aprender a executar e integrar toda essa gama de soluções, o que o deixa confuso e suscetível a erros, além de comprometer sua gestão de tempo. Nossa ferramenta unifica essas atividades, ajudando a maximizar a margem de contribuição e a lucratividade da farmácia”, explica André Monteiro, diretor de tecnologia da RM Farma.
“A tecnologia e os métodos modernos de gestão não exigem que ele conheça os detalhes da ferramenta. Ela simplesmente faz o trabalho por ele”, ressalta Monteiro. Caso o proprietário queira ter acesso a alguma informação da operação, basta ele fazer uma pergunta ao chat.
Ferramenta com IA para farmácias terá lançamento online
A IA para farmácias, principal diferencial da nova ferramenta de gestão, indica ao tomador de decisão insights sobre quais produtos o PDV precisa ter, apontando os itens com maior saída em determinada região, seja de perfumaria ou medicamentos. “Disponibilizamos uma versão gratuita, na qual o gestor de qualquer farmácia do Brasil pode se cadastrar e utilizar por 30 dias, sem a necessidade de ser licenciado da RM Farma”, ressalta Monteiro.
O lançamento será feito no dia 18 de novembro (segunda-feira), às 19h30, por meio de uma live no Youtube para todos que se cadastrarem. Empresários, farmacêuticos, entidades, distribuidores, indústria e empresas de tecnologia que se interessarem podem se inscrever clicando neste link. No mesmo dia, será liberado para todos o acesso às versões gratuita e completa.
A meta é ir escalando o uso da ferramenta entre os licenciados para que, em seis meses, todas as 960 lojas estejam integradas à plataforma. Presente em todos os estados brasileiros, a RM Farma congrega as bandeiras Hiper Popular Drogarias, Rede Minas Farma, RM Farma e Farma Popular e o mais novo lançamento do grupo, a Hiper Saúde.
RM FARMA
Fundação: 2010
Volume total de vendas: R$ 3 bilhões (meta para 2024)
Capilaridade: 960 lojas em 26 estados e no Distrito Federal