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MasterFarma aprimora precificação de medicamentos

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Precificação de medicamentos
Foto: Divulgação

O estabelecimento de estratégias de precificação de medicamentos tornou-se mais simples e assertivo na MasterFarma. A rede de farmácias associativistas, com mais de 1 mil lojas em 12 estados, tem em seu portfólio uma ferramenta especialmente para auxiliar seus associados nessa tarefa.

“O MasterFarma Precificador (MAP) é um gerenciador de valores de medicamentos, mas vai muito além ao garantir, com apoio de uma equipe especializada, uma precificação realmente inteligente e alinhada ao perfil e objetivos da farmácia”, explica Eduardo Grasso, diretor comercial da varejista.

Ao ajustar os PMCs, a ferramenta evita que haja distorções na análise dos descontos e aponta o desconto real concedido pela loja. Entre os casos de sucesso está uma associada de Criciúma (SC), que viu o faturamento crescer 72% já no primeiro ano de uso do MAP, aumentando a clientela em 30%.

“Além de atrair novos consumidores, a precificação mais estratégica também colabora para fidelizar a audiência que já consome na drogaria”, salienta Léo Loch Satiro, coordenador de TI da MasterFarma.

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Precificação de medicamentos tem respaldo de consultoria

O processo para implantar a ferramenta de precificação de medicamentos começa com o supervisor de área ou o setor de Sucesso do Cliente da rede. “Mantemos uma conversa aprofundada com o associado, por meio da qual entendemos suas principais dores, a performance atual da loja, os concorrentes diretos e o que ele pretende com a precificação”, observa o consultor Edson Morais, responsável por analisar a realidade estratégica do negócio.

Após essa interação, tem início uma pesquisa de mercado que embasará o time de TI na montagem da base de precificação. O sistema permite classificar cada item, criando uma estratégia de preços capaz de atrair clientes sem onerar financeiramente a operação.

Quando o gestor passa a utilizar o MAP, a ferramenta leva em conta análises de todas as compras e vendas efetivadas nos últimos 24 meses. O sistema conta com inteligência de estrutura mercadológica de produto, considerando medicamentos de uso contínuo, anticoncepcionais, tarjados comuns, controlados, entre outros.

“O gerenciador trabalha com escalas de preços para seja possível personalizar os descontos de acordo com a percepção de valor do consumidor final”, detalha.

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Suporte para utilizar sistema de precificação de medicamentos

Para a utilização do sistema, são realizados dois treinamentos online, sendo um deles voltado para a equipe operacional de vendas. Já os gestores das farmácias recebem orientações sobre como fazer ajustes necessários na precificação. Além do acompanhamento durante todo o processo, os associados contam com o suporte de farmacêuticas da rede, para esclarecer eventuais dúvidas no uso da ferramenta.

“Por meio da precificação correta e dos descontos padronizados, o cliente aumenta sua frequência na loja, pois sabe que sempre encontrará o medicamento com a melhor condição. Além disso, ele se torna mais propenso a ampliar sua cesta de compras”, analisa.

MasterFarma
Fundação:1998
Volume de compras: R$ 1,2 bilhão
Número de lojas: mais de 1 mil em 12 estados – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (Sul); Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (Centro-Oeste); Rondônia, Tocantins, Pará e Acre (Norte); Bahia (Nordeste) e São Paulo (Sudeste), além do Distrito Federal

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