A startup Tá no Bolso está desenvolvendo uma plataforma capaz de proporcionar uma jornada completa de compras no WhatsApp. A inspiração do projeto foi uma percepção do Co-CEO da empresa Fábio Rito, que identificou essa lacuna no mercado. As informações são do portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Ao relembrar seu raciocínio, o executivo explica que, apesar do uso massivo do aplicativo de mensagem como canal de compras, a finalização das transações sempre ocorria fora dele. Com a ideia em mente, buscou uma parceria com uma para viabilizar o desenvolvimento da plataforma.
“Percebemos a carência de uma ferramenta como essa no mercado e procuramos a Quality Digital, por conta do seu amplo conhecimento de comércio digital para nos ajudar no projeto”, complementa.
A empresa do setor tecnológico, impulsionada por uma projeção de crescimento do mercado de transações em comércio conversacional, publicada pela Juniper Research, embarcou prontamente na empreitada. O estudo da consultoria britânica estima que esse canal de vendas atinja o valor de US$ 135 bilhões (R$ 735 bilhões) até 2027.
Plataforma de compras no WhatsApp já está disponível
Batizada de Chat-Commerce, a plataforma já está disponível e conta atualmente com duas funções: a de recuperação de carrinhos abandonados e a de finalização de compras no WhatsApp. Ao encontrar uma oportunidade a inteligência artificial da plataforma aciona o cliente com uma abordagem personalizada e relembra os produtos deixados no carrinho, com descrição, foto e condições comerciais.
Caso o cliente opte por seguir com a compra a IA confirma os dados de entrega, apresenta os meios de pagamento disponíveis e, no caso do cartão, gera uma janela pop-up para a inserção dos dados e finalização da transação sem sair do aplicativo. A startup reforça que essa janela é uma funcionalidade disponibilizada pelo próprio WhatsApp, que garante sua segurança.
A ferramenta está integrada à plataforma VTEX e leva, em média, 30 dias para ser implementada. O tempo de adaptação e seu custo variam de acordo com a complexidade da instalação e do volume de vendas almejado pela empresa.
“Varejistas de qualquer porte podem utilizar a solução, que pode ser parametrizada para fazer a relação comercial da forma como ela quiser. É possível, por exemplo, dar algum benefício para o cliente para aumentar a probabilidade de conversão”, afirma Julio Britto Junior, CEO da Quality.