O maior canal de informação do setor

STJ obriga plano a fornecer remédio mesmo sem registro

1.553

STJ obriga plano a fornecer remédio mesmo sem registro

Decisão unânime em favor do acesso a medicamentos. Segundo informações do portal Jota, a 3ª Turma do STJ exigiu que a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil passe a fornecer o medicamento Thiotepa (Tepadina) a uma paciente em tratamento contra o câncer, mesmo que o remédio importado não tenha registro na Anvisa.

A decisão contraria o que o próprio tribunal deliberou em 2018, quando desobrigou os planos a custear medicamentos que não possuem registro na agência reguladora.

Mas agora, o Judiciário interpretou que o caso em questão tinha algumas particularidades e que havia uma autorização de importação excepcional desse medicamento – por meio da resolução 28 da agência.

Essa mudança foi possível após a defesa da paciente argumentar que o julgamento de novembro de 2018 foi posterior ao ingresso de sua ação. Reforçou também a gravidade da doença, reiterando que o tratamento quimioterápico e o transplante de medula óssea que seria necessário só teriam sucesso com uso do Thiotepa.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação