Superfungo encontrado nas Ilhas Andaman pode provocar nova pandemia, alertam pesquisadores

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Cientistas encontraram um superfungo mortal nas ilhas Andaman (arquipélago pertencente à Índia) que, segundo eles, poderia levar à próxima pandemia. Trata-se de Candida auris – que no Brasil foi notificado pela Anvisa em dezembro de 2020. O novo estudo foi divulgado pelo site Live Science e publicado na revista científica mBio.

Veja também: Aborto: mulher quer permissão para interromper gravidez após tomar anticoncepcional defeituoso no…

Ainda segundo a reportagem, o superfungo, que apareceu misteriosamente no arquipélago, é considerado resistente a muitos antifúngicos e, por esta razão, altamente perigoso. Ele pode causar infecções graves na corrente sanguínea, principalmente em pacientes que precisam de cateteres, tubos de alimentação ou tubos de respiração.

Siga nosso Instagram

A Candida auris foi descoberta pela primeira vez em 2009 em um paciente no Japão e se espalhou rapidamente pelo mundo, aparecendo em três continentes diferentes ao mesmo tempo.

A hipótese é de que o aumento das temperaturas devido à mudança climática pode ter estimulado a Candida auris a se adaptar a temperaturas mais altas na natureza e, assim, permitir que o fungo saltasse para os humanos.

Uma equipe liderada pela Dr. Anuradha Chowdhary, da Universidade de Deli, estudou 48 amostras de solo e água coletadas em oito locais naturais ao redor das ilhas Andaman. As superbactérias foram encontradas em um pântano, raramente visitado por pessoas, e em uma praia com mais atividade humana.

Fonte: Isto é Dinheiro Online

Notícias Relacionadas