Suplementos esportivos nas farmácias movimentam R$ 790 mi
Categoria quadruplicou o faturamento nos últimos cinco anos


O mercado de suplementos esportivos nas farmácias vem demonstrando, ao longo dos anos, uma expansão de presença de 37,4% nos PDVs, com faturamento quadruplicando em cinco anos. Os dados da Close-Up International apontam uma movimentação de R$ 790,9 milhões em vendas ao consumidor nos últimos 12 meses até abril de 2025.
Considerando o mesmo período até abril de 2021, esse mercado somava “apenas” R$ 222 milhões. O faturamento cresceu 59,5% de 2023 a 2024 e 66,8% no intervalo seguinte. “Proteína, creatina e barrinha e proteína vêm puxando esse mercado, representando 92,7% do volume de negócios no período, contra 74,9% quatro anos atrás”, observa Filipe Campos, head de Market Insights & CHC da consultoria.
Venda de suplementos esportivos nas farmácias
(em milhões de R$ nos últimos 12 meses até abril do respectivo ano)

Suplementos esportivos ganham impulso com a pandemia
A pandemia de Covid-19 fez saltar a categoria de suplementos esportivos, principalmente pelo aumento da demanda por creatina, barrinha e proteínas. Somente nos primeiros quatro meses de 2025, foram comercializados R$ 315,6 milhões, contra R$ 75 milhões no mesmo período de 2021.
Venda de suplementos nas farmácias
(em milhões de R$ nos primeiros 4 meses de cada respectivo ano)

“Trata-se de um segmento que evoluiu nos últimos cinco anos o montante que se esperava inicialmente para ocorrer em uma década”, conta Alexandre Cunha, fundador da AMC Distribuição e Logística, que também promove serviços de representação e consultoria para conectar o varejo e a indústria de saudabilidade, atendendo marcas como Apis Flora e Atlhetica Nutrition.
Grandes redes puxam crescimento
O desempenho da categoria no varejo farmacêutico de janeiro a abril deste ano mostra uma predominância das grandes redes, que representam 59,5% do mercado, com as associativistas em segundo lugar, que contabilizam 20,6% de participação. “Os indicadores mostram o potencial latente das drogarias regionais como canais para alavancar o mercado de suplementos”, acredita Costa.
Venda de suplementos por nicho de farmácia
(em % de participação)

Aumento do sortimento por loja
No acumulado do ano até abril de 2025, a categoria de suplementos esportivos apresentou um crescimento de 30% na quantidade de SKUs médios por loja, em comparação com o mesmo período de 2024, saltando de 32 para 42 SKUs. Barrinhas de proteína são as campeãs de presença (20), seguidas das proteínas (10).