
A AMC Distribuição e Logística investe suas fichas no mercado de saudabilidade para avançar nas farmácias brasileiras. Além de incrementar a rede de fabricantes parceiros, a empresa aposta na ampliação da estrutura de armazenanento.
Desde outubro de 2024, a empresa mudou-se para um CD com maior capacidade no município de Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo e com localização estratégica nas proximidades do Rodoanel. O complexo tem 5 mil m². A meta da companhia é crescer 30% este ano, alcançando uma receita de R$ 70 milhões.
A distribuidora mira esforços em uma categoria que pode movimentar US$ 452,93 milhões (R$ 2,6 bilhões) até 2027, de acordo com a empresa canadense de pesquisa de mercado Technavio. Com 23 anos de atuação, a AMC inclui em seu escopo não apenas a distribuição, como também os serviços de representação e consultoria para conectar a indústria de saudabilidade à farmácia.
“Muito além da operação logística, estruturamos todo o planejamento para garantir que a categoria tenha relevância e exposição no PDV, gerando valor agregado para o varejista e expandindo os horizontes de atuação dos fabricantes”, ressalta o fundador Alexandre Cunha.
“Temos clientes para os quais administramos os pedidos e também estabelecemos negociações diretas com a farmácia, realizando um trabalho educativo junto aos gestores e balconistas”, acrescenta o executivo. Para sustentar esse objetivo, a AMC constituiu um portfólio de marcas renomadas, a exemplo da Apis Flora, pioneira na categoria de apiterápicos; a Atlhetica Nutrition, especializada em suplementos; e a Chá Leão, com sua linha de infusões.
No início deste ano foram incorporadas ao portfólio as coberturas, caldas e snacks sem adição de açúcares da Mr Taste; e a linha de adoçantes Stevita, da SteviaFarma. “No caso desta última, acabamos de assinar um contrato de exclusividade para o canal farma, o que deve adicionar 10% à nossa receita”, enfatiza.
Já a Mr Taste representa uma oportunidade de incremento na cesta, por ainda não estar presente no varejo farmacêutico e atrair diferentes perfis de consumidor, desde o paciente diabético até o shopper ávido por itens semelhantes aos da pasta de amendoim.
AMC Distribuição quer incentivar saudabilidade no associativismo
A AMC Distribuição já está presente em 100% das varejistas associadas à Abrafarma que atuam no estado de São Paulo, além de redes como a Coop. O próximo passo é incentivar a consolidação da categoria no associativismo. “Estudos de mercado que encomendamos indicam que esse nicho de farmácias tem potencial para elevar em mais de 20% o faturamento com a aposta em produtos saudáveis”, avalia.