A surdez é uma perda auditiva não corrigível e pode ocorrer em qualquer idade. Pessoas nessa condição podem ter dificuldades para entender as palavras que lhes são ditas, e às vezes ter problemas no raciocínio. O diagnóstico precoce da é importante para evitar o seu agravamento.
O que é surdez?
A surdez é uma deficiência auditiva congênita ou adquirida que impede a capacidade de ouvir. É causada pela lesão dos ouvidos, que prejudica a capacidade de captar sons externos e é normalmente irreversível. Ela pode ser leve ou severa, dependendo do nível, mas não impede que ele consiga se comunicar.
Diagnóstico da surdez
O diagnóstico da surdez é realizado por um especialista em otorrinolaringologia. O médico examinará o ouvido interno e externo para verificar se há algum dano e também fará testes auditivos para verificar o nível de audição. Alguns dos testes usados incluem a audiometria, em que o paciente é solicitado a ouvir sons diferentes e a reagir a eles; o ensaio de vibração mecânica, que avalia a capacidade de ouvir sons com baixo nível de intensidade e o teste de orelhinha, que avalia o comportamento auditivo do bebê.
Tipos de surdez
A surdez pode ser classificada em três categorias: neurossensorial (surdez neurosensorial), condutiva (surdez condutiva) e mista (surdez mista).
A surdez neurosensorial, também conhecida como surdez profunda, é causada por uma lesão ou doença no ouvido interno. Essa lesão pode ser causada por exposição a níveis altos de ruído durante longos períodos de tempo, infecções, uso de certos medicamentos e doenças genéticas.
No caso da surdez condutiva é caracterizada por uma lesão ou doença nos ouvidos externos ou nos ossos da orelha (ossículos auditivos). Essa condição pode ser causada por problemas na orelha média, presença de cera no ouvido, infecções e alguns fatores genéticos.
Já a surdez mista é provocada pela presença de deficiência auditiva mista condutiva e neurossensorial.
Tratamentos da surdez
Os tratamentos mais comuns usados para tratar a deficiência auditiva incluem o uso de aparelho auditivo, cirurgia e terapia.
Os aparelhos auditivos são amplificadores eletrônicos que são usados para ajudar a ouvir sons. Eles são usados para melhorar a qualidade da audição e para ajudar a entender melhor as conversas.
A cirurgia é realizada quando a perda auditiva é provocada por um problema na orelha média. Durante esse procedimento, um implante é usado para auxiliar na transmissão dos sons.
A terapia é uma recomendação comum para pessoas com deficiência auditiva. A terapia pode envolver exercícios auditivos, além de aulas e conversas que ajudam a melhorar a capacidade de ouvir.
A surdez é uma condição de saúde que pode ser difícil de lidar para muitas pessoas. No entanto, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível tratar e melhorar a qualidade de vida do paciente. Os procedimentos mais comuns incluem, uso de aparelhos auditivos, cirurgia e terapia.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.