Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

TCU condena 59 farmácias por fraudes no Farmácia Popular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácia Popular
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Tribunal de Contas da União (TCU) condenou 59 empresas por irregularidades no programa Farmácia Popular, em 2020. As farmácias e drogarias privadas que fornecem remédios com desconto ou grátis terão que ressarcir o Fundo Nacional de Saúde em R$ 15 milhões.

Além da obrigação de devolver o dinheiro aos cofres públicos, as empresas receberam multas. A irregularidade mais comum é a não comprovação da aquisição ou existência em estoque dos medicamentos dispensados no âmbito do programa, e compra fantasma de medicamentos.

O órgão identificou problemas como dispensa de medicamentos em nome de funcionários ou responsáveis do estabelecimento e registro de dispensa de remédios em nome de pessoas falecidas. O TCU investiga, ainda, a ocorrência de esquemas semelhantes em outras 74 empresas, com prejuízo  aos cofres públicos estimado em R$ 19 milhões.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress