Entender as tendências de consumo nas farmácias é imperativo para empresas dos mais variados portes. E com a proximidade do fim do ano, os gestores viram suas chavinhas para 2025 e começam o planejamento para os próximos 12 meses.
Durante o Meta Festival, a Talk Inc, empresa de pesquisas de mercado, divulgou o Future Now, estudo que analisa as principais projeções associadas ao comportamento de compra para o próximo ano.
Tendências de consumo nas farmácias: figital, comunidades e IA
Físico e digital cada vez mais próximos
No estudo, a Talk Inc fala sobre como as fronteiras do mundo físico e digital estão menos visíveis, e destaca como os conteúdos do passado vêm ganhando nova roupagem sob os olhos da modernidade. Mas como traduzir essa tendência para o varejo farmacêutico?
Na verdade, isso é mais simples do que parece. O figital, contexto que contempla a ligação do varejo físico com o online, é exatamente o mesmo movimento. Nele, vendas são fechadas no contexto omnichannel. O exemplo mais claro é o tradicional “compre e retire”, cada vez mais utilizado no setor.
Um universo para o consumidor
A segunda tendência apresentada é a de fanverse. O ponto é que, cada vez mais, pessoas com gostos similares tendem a se unir por um assunto em comum, como filmes, cantores ou livros. Ou seja, objetivo é formar uma comunidade em volta da sua marca.
Grandes empresas, como a Cimed e, em particular, sua marca de hidratantes labiais Carmed, já fazem uso dessa tendência em suas redes sociais, criando uma base de consumidores engajados e fiéis.
Inteligência artificial em foco
Em 2024, o tema inteligência artificial entrou no dicionário popular. Difícil encontrar, nas grandes cidades, quem nunca tenha ouvido falar da tecnologia. Neste ano, até mesmo a Anvisa passou a contar com uma solução do gênero.