Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Cinco tendências do varejo farmacêutico nos próximos anos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

TENDÊNCIAS DO VAREJO FARMACÊUTICOVarejo farmacêutico, associativismo, farmácias
Foto: Divulgação Febrafar

Cinco tendências do varejo farmacêutico vêm impulsionando uma série de transformações no setor. Da digitalização até a disponibilidade de produtos inovadores nas prateleiras, tenho observado de perto essa evolução e a importância das farmácias se adaptarem a esse cenário dinâmico.

Diferentemente de outros setores, o crescimento do mercado vem sendo notável, mas paralelamente testemunhamos o fechamento das farmácias não estruturadas e desalinhadas com essa nova dinâmica. Fica claro que o aumento no número de estabelecimentos tem seus desafios. O varejo farmacêutico precisa estar constantemente atento às mudanças no comportamento do consumidor, às novas tecnologias e às demandas regulatórias.

Olhando para trás, podemos perceber como eram diferentes os desafios enfrentados pelas farmácias. Hoje, a digitalização impacta diretamente as operações. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás e fechar as portas.

Tendências do varejo farmacêutico necessárias para a prosperidade

Olhando para os PDVs independentes, deixo aqui cinco importantes tendências do varejo farmacêutico a serem sempre observadas pelos empresários que querem prosperar em seus negócios.

1. Digitalização

A transformação digital está redefinindo a maneira como as farmácias atuam. A expansão dos canais digitais, aplicativos e serviços de entrega está mudando a forma como os clientes acessam os produtos e serviços. Mas é necessário um olhar mais amplo sobre a digitalização, que precisa estar refletida em todas as áreas – na administração, para assegurar eficiência; nas compras, para viabilizar negociações vantajosas com indústrias e distribuidores; e nas vendas, para oferecer o que, de fato, os clientes procuram.

2. Parcerias estratégicas

A construção de parcerias estratégicas é essencial para o crescimento sadio das farmácias. O bom relacionamento com indústrias, distribuidoras, provedores de tecnologia e entidades setoriais proporcionam vantagens competitivas, destacando a farmácia no seu raio de atuação e transformando consumidores em clientes.

3. Conhecer o seu cliente

Quem frequenta as farmácias está cada vez mais exigente, buscando conveniência, variedade de produtos e preços acessíveis. Somente sabendo o que o consumidor da sua região deseja você efetivará a venda e o transformará em cliente. Entender necessidades e preferências, com agilidade e assertividade, é fundamental para a lucratividade da farmácia.

4. Autosserviço e gerenciamento de categorias

Está cada vez mais farta a disponibilidade de produtos como medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e itens de higiene e beleza. Um bom gerenciamento de categorias é essencial para garantir que os produtos estejam bem posicionados e que a experiência de compra seja satisfatória, conduzindo os clientes a levarem algo a mais e valorizando a cesta de compras.

5 . Marcas próprias

O crescimento das marcas próprias nas farmácias representa uma oportunidade real para alcançar o diferencial competitivo, por meio de produtos exclusivos e de qualidade a preços atraentes. Redes de farmácias bem estruturadas e antenadas são capazes de entregar promoções de suas marcas próprias, capazes de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Resumindo o meu ponto de vista, as farmácias que souberem se adaptar a essas tendências estarão dando mais um passo para se destacarem e prosperarem frente à concorrência. Isso é somente o início de uma jornada de atenção e dedicação. Mas garanto que, se forem percorridas, trarão benefícios de curto, médio e longo prazo.

* Edison Tamascia é um empresário com 50 anos de experiência no varejo farmacêutico. É presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e um dos principais promotores do associativismo no país

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!