Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais os testes de tireoide solicitados pelo médico?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Testes de tireoide

Os profissionais de saúde usam testes de tireoide para verificar o funcionamento da glândula e encontrar a causa de problemas como hipertireoidismo ou hipotireoidismo. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta na frente do pescoço que produz dois hormônios tireoidianos: a tiroxina (T4) e triiodotironina (T4). Os hormônios da tireoide afetam quase todos os órgãos do corpo, inclusive o coração, uma vez que eles regulam o metabolismo de todos os sistemas do corpo humano.

Os exames de tireoide ajudam os profissionais de saúde a diagnosticar doenças da tireoide, como:

  • Hipertireoidismo – quando os níveis de hormônio da tireoide estão muito altos
  • Doença de graves – a causa mais comum de hipertireoidismo
  • Hipotireoidismo – quando os níveis de hormônios da tireoide estão muito baixos
  • Doença de Hashimoto – a causa mais comum de hipotireoidismo
  • Nódulos de tireoide e câncer de tireoide

Quais os testes de tireoide existentes

Os médicos podem solicitar um ou mais exames de sangue para verificar a função da tireoide. Os testes podem incluir hormônio estimulante da tireoide (TSH), T4, T3 e testes de anticorpos tireoidianos.

Teste de TSH

Os profissionais de saúde geralmente verificam primeiro a quantidade de TSH no sangue. O TSH é um hormônio produzido na glândula pituitária que informa à tireoide quanto T4 e T3 ela deve produzir. Um nível alto de TSH geralmente significa que você tem hipotireoidismo ou uma tireoide hipoativa. Isso significa que sua tireoide não está produzindo hormônio suficiente. Como resultado, a hipófise continua produzindo e liberando TSH em seu sangue.

Um nível baixo de TSH geralmente significa que você tem hipertireoidismo ou uma tireoide hiperativa. Isso significa que sua tireoide está produzindo muito hormônio, então a hipófise para de produzir e liberar TSH no sangue. Se os resultados do teste de TSH não forem normais, você precisará de pelo menos um outro teste para ajudar a encontrar a causa do problema.

Testes de T4

Um alto nível sanguíneo de T4 pode significar que você tem hipertireoidismo. Um baixo nível de T4 pode significar que você tem hipotireoidismo. Em alguns casos, níveis altos ou baixos de T4 podem não significar que você tenha problemas de tireoide. Se você estiver grávida ou tomando contraceptivos orais, seus níveis de hormônio tireoidiano serão mais altos. Doenças graves ou uso de corticosteroides, medicamentos para tratar asma, artrite, problemas de pele e outros problemas de saúde, podem diminuir os níveis de T4.

Teste de T3

Se o seu profissional de saúde achar que você pode ter hipertireoidismo, mesmo que seu nível de T4 esteja normal, você pode fazer um teste de T3 para confirmar o diagnóstico. Às vezes, o T4 está normal, mas o T3 está alto; portanto, medir os níveis de T4 e T3 pode ser útil no diagnóstico de hipertireoidismo.

Ultrassom

O ultrassom da tireoide é usado com mais frequência para procurar, ou ver mais de perto, nódulos tireoidianos e se eles são mais propensos a serem cancerígenos. Durante um ultrassom, um transdutor rebate ondas sonoras do pescoço para fazer imagens da tireoide.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress