O maior canal de informação do setor

Anvisa aprova tratamento para a Doença de Huntington no Brasil

574

Anvisa aprova tratamento para a Doença de Huntington no Brasil

 

A Teva Farmacêutica acaba de anunciar a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Austedo (deutetrabenazina). Trata-se do primeiro medicamento aprovado no país para a coreia associada à Doença de Huntington, distúrbio motor que leva a quedas, perda de independência e motivo de grande estigma para os pacientes.

A Doença de Huntington é genética e rara, atinge homens e mulheres principalmente a partir dos 30 anos, provocando a degeneração celular nervosa, causando distúrbios motores, psiquiátricos e cognitivos.

Um dos principais sintomas é a chamada coreia, que acontece na parte motora e impacta diretamente no risco de queda pelos pacientes. Para se ter uma ideia, mais de 60% das pessoas acometidas pela Doença de Huntington relatam até duas quedas em um ano. Além disso, de 41% a 73% dos pacientes também afirmam que se machucam durante essas quedas. Isso ocorre principalmente devido aos chamados sintomas hipercinéticos, próprios da coreia, como a perda de equilíbrio.

“A coreia é um sintoma importante para muitos que vivem com a doença de Huntington. Afeta a funcionalidade dos pacientes e as atividades diárias. Até hoje, as opções de tratamento eram limitadas para esses pacientes”, explica Michael Hayden, presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Global e Diretor Científico da Teva.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/nova-lei-de-licitacoes-traz-mais-insercao-de-venda-a-varejistas/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação