Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Conheça os principais tipos de conjuntivite e tratamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

conjuntivite

A conjuntivite é uma condição ocular muito comum, caracterizada pela infecção, irritação ou inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente que cobre a parte branca dos olhos e a parte interna das pálpebras. Geralmente afeta os dois olhos e pode persistir por até 15 dias, causando sintomas como inchaço, vermelhidão e coceira nos olhos. Normalmente o tratamento é feito à base de

medicação ou soluções caseiras.

O que é a conjuntivite?

A conjuntivite é uma infecção ocular altamente contagiosa, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Pode ser causada por diversos fatores, incluindo bactérias, vírus, alérgenos ou irritantes químicos. Quando a conjuntivite é causada por bactérias, pode ser tratada com antibióticos oftálmicos, enquanto que conjuntivite viral não é tratada com medicamentos.

Conheça os tipos de conjuntivite

Existem três principais tipos de conjuntivite: conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana. A seguir, apresentaremos a causa de cada uma delas:

Conjuntivite viral

A conjuntivite viral é uma inflamação ocular comum causada por vírus, sendo a mais contagiosa de todas as formas. Os sintomas incluem vermelhidão, olhos lacrimejantes e coceira, dor e inchaço nos olhos. Ela costuma desaparecer por conta própria, mas pode persistir até quatro semanas.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é causada por alérgenos, como poeira, pelos de animais, ácaros, fezes de insetos, pólen e mofo, e os principais sintomas são: coceira, vermelhidão, lacrimejamento excessivo e escurecimento da conjuntiva. Esse tipo de inflamação pode permanecer por meses, mas pode sumir quando a substância é removida.

Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é provocada por uma bactéria, como a H. influenzae, S. aureus e S. pneumoniae. Dentre as principais reações estão, olhos vermelhos, lacrimejamento e dificuldade em abrir os olhos. De modo geral, desaparece em 10 dias, mas pode persistir por mais tempo se não for tratada adequadamente.

Como tratar a conjuntivite

O tratamento da conjuntivite depende do tipo e da gravidade da condição, mas inclui medicação oftálmica, remédios caseiros, compressas frias, óculos de sol para proteger os olhos e limpar a área. A higienização regular das mãos, dos ambientes e dos produtos de cuidado ocular também é importante para evitar a propagação da conjuntivite.

A conjuntivite é uma infecção ocular altamente contagiosa que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Existem diferentes tipos de conjuntivite, como a viral, a alérgica e a bacteriana, e o tratamento depende do tipo e gravidade da condição. No entanto, a limpeza regular das mãos, dos ambientes e dos produtos de cuidado ocular ajudará a prevenir a proliferação da conjuntivite. Se você está com sintomas de conjuntivite, é importante consultar seu médico para determinar o melhor tratamento e evitar complicações.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress