O tratamento para câncer hematológico ganhou mais uma opção de terapia gênica na última sexta-feira, dia 29. A Anvisa aprovou o primeiro medicamento de terapia avançada indicado para o tratamento de adultos com linfoma de células do manto (LCM) no país. As informações são do Jota.
O Tecartus (brexucabtageno autoleucel), é fabricado pela Kite Pharma, que faz parte do grupo Gilead Sciences. Agências reguladoras nos Estados Unidos e Europa também aprovaram o fármaco.
A nova terapia é indicada para casos de linfoma não Hodgkin agressivo que se desenvolve a partir de linfócitos B anormais, em casos de recidiva, e também quando não há resposta a dois ou mais tipos de tratamento diferentes.
Além desse tipo de câncer, ele também é indicado para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda (LLA) recorrente.
Tratamento para câncer sob observação da Anvisa
Mesmo com a aprovação, o Tecartus ainda será observado de perto pela Anvisa. Periodicamente, a farmacêutica terá que fornecer novos estudos que mostrem, na prática, que o medicamento é eficaz e seguro.
Esse é uma passo importantissimo para terapias inovadoras como essa. O medicamento é apenas o quarto do tipo aprovado pela agência.