Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Aché lança tratamento contra tromboembolismo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

tratamento para tromboembolismo venoso

Os pacientes que fazem tratamento para tromboembolismo venoso têm agora uma nova opção. O Aché lançou o biossimilar VOLARE, à base de enoxaparina sódica.

Produzido em parceria com o Laboratório Ravi, o remédio é fábricado na Espanha. “O VOLARE é um medicamento que visa a prevenção e o tratamento das condições que podem levar à trombose”, explica a Dra. Luisa Alves, gerente médica da área de cuidados especiais da farmacêutica.

- Advertisement -

O fármaco também atua no tratamento da angina instável e infarto do miocárdio, e como prevenção da formação de trombo na circulação extracorpórea durante a hemodiálise.

Afinal, o que é a trombose?

A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. Uma vez formado, esse coágulo pode diminuir ou bloquear o fluxo do sangue, até mesmo se soltar e viajar pelo corpo, se alocando em algum órgão.

“Em alguns casos, esse trombo pode ir para o pulmão e causa embolia pulmonar, condição gravíssima que pode levar à morte”, diz a doutora.

Tratamento para tromboembolismo venoso visa evitar fatalidades

E os casos de vítimas fatais expostos pela médica não são incomuns. A trombose venosa é uma das principais causas de morte evitáveis do mundo. Um a cada quatro pacientes morre em decorrência dessa complicação.

O tratamento para tromboembolismo venoso é necessário para diminuir essa realidade, principalmente porque o quadro é mais comum do que se imagina. Segundo o cirurgião vascular da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Dr. Eduardo Ramacciotti, a incidência de casos é de 1 milhão por ano.

“As causas mais importantes incluem internações prolongadas, cirurgias, câncer e alterações genéticas. Os sintomas mais frequentes são dores e inchaço das extremidades, enquanto os sintomas da embolia pulmonar são falta de ar e dor no peito. Mas existem muitos casos assintomáticos”, comenta Dr. Ramacciotti.

Evitar a trombose, em geral, é fácil. Não fumar, controlar o peso, se alimentar bem, fazer exercícios e manter a hidratação em dia são algumas das medidas que você deve tomar.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress