A má circulação nas pernas é uma condição desconfortável, comum em vários estágios da vida. O possível ponto positivo é que ela pode ser prevenida, mas para isso é importante entender os fatores que causam este problema, assim como os tratamentos e cuidados necessários para solucioná-lo. Por isso, vamos descobrir tudo sobre o mau funcionamento sanguíneo nos membros inferiores. Acompanhe a matéria abaixo.
O que é a má circulação nas pernas?
Problema comum causado por um fluxo sanguíneo reduzido, a má circulação nas pernas pode ser um problema simples ou grave. Quando as veias dos membros inferiores não conseguem transportar o sangue de volta ao coração como deveriam, é comum haver dores, formigamentos e cansaço. Este problema se manifesta através de sintomas, entre os quais destacamos a sensação de formigamento, dor, alteração de temperatura, mudança de cor na pele, inchaço nos tornozelos e pés, entre outros.
Qual é a causa da má circulação?
Existem diversos fatores que contribuem para o aparecimento dos sintomas da má circulação nas pernas. Entre eles, destacam-se o sedentarismo, a gravidez, a obesidade, o tabagismo, alguns problemas de saúde, como diabetes ou hipertensão, e por fim o uso contínuo de medicamentos.
Formas de tratamento
Para tratar a má circulação nas pernas, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos, o controle de peso, a redução do consumo de álcool, o abandono do cigarro, assim como o uso de roupas e sapatos confortáveis. Além disso, é importante manter as extremidades elevadas e o corpo adequadamente hidratado. Também é importante procurar por um médico para que ele possa avaliar seu caso e indicar qualquer outro tratamento específico.
Cuidados diários na prevenção da má circulação nas pernas?
Alguns cuidados diários ajudam a prevenir e manter a saúde das extremidades. São eles:
- Manter-se ativo, evitando o sedentarismo;
- Praticar exercícios frequentes;
- Usar calçados confortáveis;
- Manter os pés secos;
- Elevar os pés no final do dia;
- Não usar roupas apertadas;
- Usar meias de compressão;
- Massagear as pernas por alguns minutos;
- Fazer descansos diários;
- Controlar o peso;
- Evite fumar;
- Diminua o uso de álcool.
Com dedicação, é simples de tratar
Para manter a saúde das extremidades, prevenir e tratar a má circulação nas pernas, é necessário adotar alguns cuidados diários, como a prática de exercícios físicos, o controle de peso, a redução do consumo de álcool, o abandono do cigarro e o uso de roupas e sapatos confortáveis. Além disso, é importante procurar ajuda médica para que o profissional possa avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.