Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Três marcas de repelentes são denunciadas por falta de proteção e erros no rótulo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) denunciou três marcas de repelente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (30). A decisão foi tomada após a realização de testes com 11 marcas.

O problema mais grave encontrado pela Proteste foi nas informações apresentadas nos rótulos dos produtos. Em boa parte dos casos, o tempo de proteção alegado pela marca não condiz com o verificado durante os testes. Um dos repelentes testados, o Baruel, garante em seu rótulo uma proteção cinco vezes mais longa que a averiguada. De acordo com a Proteste, enquanto a embalagem afirma que o produto protege por 13 horas,  o consumidor vai contar apenas com 8 horas e meia de proteção.

Outras duas marcas apresentaram o mesmo problema. O Isdin Xtrem diz, na embalagem, que sua ação dura sete horas. Mas, durante os testes, esse tempo foi de apenas cinco horas e 15 minutos. Já o Exposis Extreme assegura uma proteção de até dez horas. Segundo a Proteste, o tempo seria de nove horas. A versão infantil do Exposis também não cumpriu com as dez horas de proteção prometidas. Nos testes realizados pela associação, o repelente só agiu por oito horas.

Mesmo com os problemas de informação nos rótulos, o Exposis Extreme e o infantil são os que agem por mais tempo, entre as marcas testadas. De acordo com os resultados divulgados pela associação, essa diferença entre as informações prestadas nos rótulos e os resultados dos produtos configura oferta enganosa, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Em seu comunicado à Anvisa, a Proteste afirma ter pedido a reformulação dos rótulos das marcas e dos materiais publicitários referentes aos produtos que apresentam diferença entre a informação do rótulo e seu tempo real de ação.

As marcas foram procuradas pela reportagem. A Baruel informou que está preparando resposta oficial, mas até a publicação da matéria ainda não havia enviado. O Laboratório Osler, dono da marca responsável pelo Exposis Extreme e pelo Exposis Infantil, também não se pronunciaram até a publicação desta matéria. A reportagem não conseguiu contato com a Isdin.

Veja a lista com as marcas testadas e as notas atribuídas pela Proteste:

SBP Repelente de Insetos Advanced – Nota: 85

Johnson’s Baby Loção Antimosquito – Nota: 85

Out Inset Repelente de Insetos – Nota: 82

Exposis Repelente de Insetos de Alta Eficácia 10h – Nota: 79 (No teste, protegeu por apenas 9 horas)

Repelex Repelente de Insetos – Nota: 79

Exposis Repelente de Alta Eficácia 10h (infantil) – Nota: 79 (No teste, protegeu por apenas 8 horas)

Baruel Repelente Alta Eficácia 13h – Nota: 78 (No teste, protegeu por 8 horas e meia)

OFF Repelente de Insetos – Nota: 77

Huggies Turma da Mônica Repelente Infantil – Nota: 76

Xô Inseto Repelente de Insetos – Nota: 74

Isdin Repelente de Insetos de Alta Eficácia – Nota: 70

Fonte: Gazeta do Povo

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress