Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tudo o que você precisa saber sobre o vírus Nipah

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Nipah

O vírus Nipah causou um grande estrago na região de Kerala, no sul da Índia, indo de 1999 a 2018. Este vírus também foi identificado em alguns outros países, como Malásia, Bangladesh e Singapura.

Não há cura para a doença, que pode ser fatal para os humanos se não tratada a tempo.

Esse vírus é uma espécie pertencente à família Paramyxoviridae. É conhecido por ser altamente fatal, com mortalidade atingindo cerca de 75%. Então, o que exatamente é o vírus Nipah?

O que é o vírus Nipah?

O vírus Nipah é um vírus neural de envelopamento, que foi descoberto em 1998 entre morcegos de fruta e porcos na Malásia.

Desde então, o vírus foi encontrado em vários lugares do mundo, indo da Índia, Malásia, Dubai, Bangladesh e Paquistão, e se espalhando para Singapura e África do Sul.

Ele é transmitido principalmente pelo ar, mas também pode ser passado através do contato direto com animais infectados, como morcegos e porcos e de pessoa a pessoa, através da saliva ou fluídos corporais.

Na Índia, surgiu um novo surto da infecção, o que levou os holofotes a esse vírus e também aumentou os temores de uma nova pandemia.

Quais são os sintomas? 

Os sintomas podem variar, mas incluem febre alta, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor corporal e fraqueza muscular. Algumas pessoas infectadas por esse vírus também podem desenvolver complicações, como encefalite, que pode ser fatal.

Além disso, os pacientes podem ter sinais e sintomas respiratórios, como tosse, congestão nasal e falta de ar.

Como é o tratamento?

Infelizmente, atualmente não há tratamento específico para a doença. No entanto, os médicos costumam recomendar a administração de medicamentos antivirais, como aciclovir e ribavirina, para tratar os sintomas e reduzir a gravidade da infecção.

Além disso, os profissionais da saúde também podem administrar medicamentos para tratar as complicações, como dor de cabeça e febre alta, e aliviar os sintomas respiratórios, como tosse e congestão nasal.

Como é a prevenção?

Para prevenir o contágio do vírus Nipah, é importante evitar contato com animais infectados, como morcegos e porcos.

Além disso, as pessoas que vivem ou trabalham em áreas onde o vírus está presente devem tomar precauções, como usar máscaras faciais, evitar o contato direto com os animais infectados e lavar as mãos com frequência.

Conclusão

O vírus pertence à família Paramyxoviridae que é altamente fatal, com mortalidade atingindo cerca de 75%. Os sintomas incluem febre alta, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor corporal e fraqueza muscular.

Mesmo que atualmente não haja cura para o vírus Nipah, é possível controlar os sintomas e reduzir a gravidade da infecção através da administração de medicamentos antivirais.

Para prevenir o contágio, é importante evitar o contato direto com animais infectados, usar máscaras faciais e lavar as mãos com frequência.

Se você tiver suspeita de infecção pelo vírus, não deixe de procurar ajuda médica imediatamente para que possa obter o tratamento adequado.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress