Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Um único remédio custou ao SUS R$ 2,44 bilhões em 11 anos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um único medicamento usado no tratamento de doenças raras custou ao SUS (Sistema Único de Saúde), ao longo de 11 anos, R$ 2,44 bilhões. O montante foi revelado nesta segunda-feira (2), por um estudo publicado na Revista de Saúde Pública.

Veja também: FDA aprova novo medicamento para hipercolesterolemia

A pesquisa foi feita por pesquisadores do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O remédio é o eculizumabe, um anticorpo monoclonal, adquirido pelo Ministério da Saúde entre março de 2007 e dezembro de 2018.

Siga nosso Instagram

De acordo com o levantamento, todas as compras foram feitas sem licitação para atendimento de demandas judiciais. Conforme aponta o estudo, esse tipo de compra, fora do ambiente competitivo, gera um grande impacto ao sistema público de saúde.

Após a aprovação do registro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o preço médio caiu cerca de 35%, para valores abaixo dos preços estabelecidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

O eculizumabe é um medicamento indicado para amenizar complicações de pacientes adultos e pediátricos com duas doenças raras, a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e a síndrome urêmico-hemolítica atípica (SHUa). Causam anemias graves, falência de medula óssea e dano renal progressivo. As informações são da Folha de S.Paulo.

Fonte: bahia.ba

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress