A UP Farma, universidade corporativa das Farmácias Pague Menos, já ultrapassou 171 mil horas de capacitação em método de vendas e formação técnica de produtos. Mas o projeto vai muito além da missão de qualificar os colaboradores da rede e tornou-se também um canal estratégico para estreitar vínculos entre a indústria farmacêutica e as equipes do PDV.
“A UP Farma permite que a indústria estabeleça uma conexão única com o varejo na ponta, chegando até o operador de loja que está efetivando a venda ao consumidor e acompanhando de perto o processo de sell-out”, avalia Evandro Vieira, diretor de Gente e Cultura da Pague Menos.
A universidade consiste em seis módulos, que incluem ensinamentos sobre liderança, vendas, conhecimento de produtos, atendimento, transformação digital e excelência operacional. Mas o diferencial está na customização do programa em cooperação com a indústria.
“De modo geral, os fabricantes esperam agilidade e consistência nos resultados de vendas, mas o varejista nem sempre oferece esse retorno por carência de informações sobre um novo produto ou a patologia relacionada àquele lançamento. O projeto tem sido bem-sucedido justamente por superar essa barreira, tanto que temos atualmente 26 cursos simultâneos”, acrescenta.
Os próprios fabricantes fornecem os materiais didáticos, que são adaptados pela rede para tornar a linguagem e os conteúdos mais aderentes à realidade dos colaboradores. Vídeos, apresentações interativas e questionários de avaliação integram a jornada de aprendizado. Os participantes recebem suporte integral dos analistas de treinamento, além de feedbacks permanentes e relatórios sobre seu desempenho. “Conseguimos mensurar, inclusive, a adesão e retenção de conhecimento por loja, o que assegura mais eficiência nas ativações de campanhas no PDV”, destaca Vieira.
Intercâmbio de conhecimentos
A universidade prevê ainda encontros online entre os profissionais de gerência e representantes da indústria. “Como consequência, temos um time com mais repertório e direcionamento. O balconista passa a atuar como agente de saúde e, dessa forma, enxerga mais claramente o potencial de um produto durante a interação com o cliente. E o farmacêutico pode aprimorar ainda mais o seu atendimento clínico”, exemplifica.
A UP Farma também contribui para lapidar talentos entre os gestores. Por meio de bolsas de estudo integrais em parceria com a Kroton, 100 gerentes de loja que não são farmacêuticos iniciaram a graduação em farmácia e outros 100 gerentes farmacêuticos ingressaram na pós-graduação em gestão comercial. “É um programa que gera benefícios para todos. O colaborador ganha qualificação e também maior retorno financeiro. E esse compromisso com a excelência transmite mais credibilidade e confiança para a indústria”, acredita.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/