Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Uso inadequado do remédio Tamiflu pode deixar H1N1 mais resistente, afirma CRF-GO

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Conselho revela que busca pelo medicamento utilizado no tratamento da Influenza A aumentou, mas orienta que o mesmo não se trata de antigripal comum

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou cinco mortes em Goiás por H1N1. Com a disseminação do vírus, a busca por imunização aumentou. Por causa da grande procura, o Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO) faz um alerta sobre o risco do uso indiscriminado do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir), usado no combate ao vírus Influenza A.

Segundo a presidente do CRF, a farmacêutica Lorena Baía, o remédio só deve ser usado como tratamento da gripe H1N1 e não como forma de prevenção, visto que não se trata de um antiviral comum.

De acordo com Lorena, o inadequado uso coloca em risco a saúde do paciente. “Se a pessoa usa o medicamento sem a real necessidade, isso pode levá-la a uma resistência viral”, explica a farmacêutica.

O CRF alerta ainda que a busca desenfreada pelo Tamiflu nas unidades de saúde pode causar desabastecimento e prejudicar o tratamento de pacientes com sintomas reais de H1N1.

A presidente reforça que a melhor forma de prevenção é a vacina e explica que medidas simples contribuem para evitar o contágio da doença: “É importante evitar locais de aglomeração, principalmente unidades de saúde, e lavar as mãos com mais frequência ou utilizar álcool em gel”.

Fonte: O Popular

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress