Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

USP testa canabidiol desenvolvido em laboratório

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

USP de Ribeirão Preto testa produção sintética de canabidiol

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) estão na fase final do desenvolvimento de uma versão sintética do canabidiol, substância derivada da maconha, que promete ser mais eficaz contra doenças como epilepsia, além de mais barata do que a versão atualmente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde janeiro de 2015, o órgão reconhece e controla o uso do tratamento fitoterápico, ou seja, da substância extraída a partir da planta, para crianças e adolescentes com epilepsias refratárias, que não respondem aos tratamentos convencionais.

De acordo com o professor Jaime Hallak, da Faculdade de Medicina da USP, além de reduzir os custos com importação, a produção em laboratório promete garantir uma substância mais pura e completamente livre do THC, princípio que causa o efeito psicoativo da maconha.

Proteção dos neurônios

Além da epilepsia, a esquizofrenia e o mal de Parkinson são as patologias com estudos mais avançados em relação ao uso do canabidiol, de acordo com os pesquisadores.

Segundo Hallak, a versão sintética do derivado da maconha promete agir como um protetor dos neurônios e das funções transmissoras do cérebro.

“Vai fazer com que os neurotransmissores que estejam faltando possam ser aumentados e aqueles que estejam aumentados sejam diminuídos. Ou seja, tem uma ação, uma função de controlar ou de regular os sistemas neurotransmissores dentro do cérebro.”

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress