Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina contra HPV reduziu a incidência de câncer do colo do útero em 89%

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Só em 2018, mais de 570 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de colo do útero. Esse tipo de câncer é o quarto de maior incidência entre as mulheres (perdendo apenas para os de mama, colorretal e o de pulmão). Mas é o primeiro em número de mortes. No entanto, temos números expressivos que geram esperança: uma pesquisa escocesa constatou que a vacina contra o HPV reduziu a incidência dessa câncer em 89%.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/03/27/casos-de-dengue-crescem-264-no-brasil-com-229-mil-pacientes-este-ano/

Antes de tudo, é preciso entender que o vírus HPV não causa câncer. Não diretamente. Podemos dizer que a doença é uma sequela grave de uma eventual infecção pelo HPV. Câncer, de forma geral, é o crescimento desordenado de células anormais no organismo. Dividindo-se rapidamente, elas atacam tecidos e órgãos. Assim, podem gerar tumores malignos, que se espalham para diferentes regiões do corpo e matam com relativa facilidade.

Segundo Agência Aids, os vírus (assim como outros microrganismos) podem contribuir para a ocorrência dessas células anormais — sendo quase responsáveis pela origem do problema. São os chamados oncovírus. Um dos exemplos mais comuns é justamente o HPV (papiloma humano), que causa lesões genitais precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero. http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv

 

Vacina

vacinação contra o HPV, comprovadamente, pode reduzir drasticamente a incidência desse câncer. Analisando os dados de quase 140 mil escocesas, pesquisadores de várias universidades averiguaram que o número de mulheres com células pré-cancerígenas no colo do útero caiu 89%.

Fonte: BOL Notícias

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress