Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina da Pfizer agora pode ser mantida a -25º

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

As farmacêuticas PfizerBioNTech submeteram novos dados o sobre armazenamento de sua vacina contra a Covid-19 à agência de saúde americana, FDA, nesta sexta-feira (19). Segundo as companhias, o imunizante, antes mantido apenas a temperatura ultrafria de -70º C, agora também pode ser armazenado por até duas semanas a -25º C. As inofrmações são do portal G1,

Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer, afirmou que a novidade permite que a vacina seja administrada em condições mais flexíveis, uma vez que freezers e refrigeradores farmacêuticos conseguem alcançar temperaturas em torno de -20º C. “Se aprovada, esta nova opção de armazenamento oferecerá às farmácias e centros de vacinação maior flexibilidade na forma como administram o fornecimento da vacina ”, afirmou Bourla.

Já Ugur Sahin, CEO e co-fundador da BioNTech, afirmou que os estudos para aumentar a temperatura de manuseio da vacina continuarão.

Com a temperatura atual de -70º C, a vacina tem sido armazenada em freezer ultracongelante a -70º C e transportada em bolsas com gelo seco desenvolvidas pela própria Pfizer. Enquanto no refrigerador ultra potente o imunizante pode ser mantido por até 6 meses, no recipiente com gelo seco pode ser mantido por até 30 dias, com reabastecimento do gelo seco a cada 5 dias.

Apesar das temperaturas ultrabaixas, a vacina da Pfizer/BioNTech é aplicada em temperatura ambiente.

Além da FDA, as farmacêuticas informaram que os novos dados também serão enviados às agências reguladoras globais nas próximas semanas. Mesmo testada no Brasil, a vacina da Pfizer/BioNtech ainda não está disponível no país. No início do ano, a Pfizer disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde disse que as doses propostas pela Pfizer causariam “frustração” aos brasileiros.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/18/basf-cria-plataforma-para-pequenas-farmaceuticas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress